Chris Froome vence Critérium du Dauphiné

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Ciclismo

O britânico Chris Froome, da equipe Sky, conquistou no domingo (12) pela terceira vez o título da Criterium du Dauphiné, na França, reforçando suas credenciais à conquista do bicampeonato do Tour de France. A grande volta francesa terá início no próximo dia 2.

O segundo posto na classificação geral coube ao francês Romain Bardet (AG2R-La Mondiale), a 12 segundos de Froome, que venceu a prova em 2013 e 2015. Froome iniciou a última etapa com 21 segundos de vantagem sobre o líder da BMC Racing e ex-companheiro de Sky, o australiano Richie Porte.

A vantagem sobre Alberto Contador era 35 segundos. Mas o espanhol voltou a atacar. Seus intentos foram frustrados pela solidez da Sky. Froome, Richie Porte (autraliano da BMC Racing) e Bardet fizeram uma aliança que neutralizou Contador.

Uma grande escapada tomou forma no km 25. Os vinte participantes dessa tentativa percorreram 48 quilômetros, enfrentando subidas íngremes.

O britânico Stephen Cummings (Dimension Data), o único sobrevivente do bloco dos 20, conseguiu uma vantagem sobre o pelotão de favoritos que lhe permitiu vencer a etapa.

Froome vai competir no Tour com a confiança fortalecida por esse resultado. Afinal, bateu Porte e Contador, dois adversários de peso. O que permanece no terreno da dúvida é o nível de performance de Nairo Quintana. O colombiano, segundo colocado no geral do Tour em 2015, ausentou-se da prova de Dauphiné.

A nota negativa ficou por conta do italiano Enrico Gasparotto e do alemão Bjorn Thurau. Os dois integrantes da equipe Wanty-Groupe Gobert apresentaram uma alta taxa de cortisona, um hormônio produzido pela glândula renal, e foram proibidos de participar.

O resultado do exame, contudo, não implica necessariamente um resultado positivo para doping, uma vez que, segundo a UCI (União Ciclística Internacional), os indicadores apresentados podem ter origem na utilização de corticóides. O código da entidade prevê a suspensão de qualquer competição esportiva pelo prazo de oito dias.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1. Chris Froome (GBR)/Sky – 29h59min31
2. Romain Bardet (FRA)/AG2R-La Mondiale – a 12seg
3. Daniel Martin (IRL)/Etixx-Quick Step – a 19seg
4. Richie Porte (AUS)/BMC Racing – a 21seg
5. Alberto Contador (ESP)/Tinkoff – a 35seg
6. Julian Alaphilippe (FRA)/Etixx-Quick Step – a 51seg
7. Adam Yates (GBR)/Orica-Green EDGE – a 57seg
8. Diego Rosa (ITA)/Astana – a 1min13seg
9. Louis Meintjes (RSA)/Lampre-Merida – a 1min30seg
10. Pierre Rolland (FRA)/Cannondale – a 2min43seg