Cavendish se reinventa e é campeão em Dubai

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Algo raro em sua carreira, Mark Cavendish conquistou no último sábado (07) seu terceiro título em provas por etapas. O sprinter britânico foi campeão geral do Tour de Dubai (4 a 7 de fevereiro), competição do calendário asiático que recém completou sua segunda edição. Em quatro etapas o ciclista da Etixx-Quick Step venceu duas e, com os bônus pelas vitórias, abriu vantagem suficiente sobre John Degenkolb (Giant-Alpecin), o vice-campeão.

O título em Dubai acontece dois anos após a última conquista de Cavendish. Em 2013, também no Oriente Médio, o “Míssil da Ilha de Man” foi campeão do Tour do Catar. Em comum entre as duas competições está a quase total ausência de montanhas. São seguidas etapas planas que cortam desertos ou cidades que tornam um tanto quanto repetitiva ambas prova.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  RELEMBRE COMO FOI O TOUR DE SAN LUIS

Mas a última edição do Tour de Dubai reservou uma surpresa. No 3º estágio, o único de média montanha, Cavendish mostrou excelente desempenho na chegada em leve subida, concluindo apenas seis segundos de desvantagem em relação ao vencedor (e então líder) John Degenkolb. Desvantagem que Cavendish tirou após vencer a última etapa e contar com um novo bônus de dez segundos.

O título no Tour de Dubai serve também como redenção a Cavendish, que foi apenas figurante no Tour de San Luis (Argentina), em janeiro. Na competição sul-americana, o britânico foi surpreendido pelo jovem colombiano Fernando Gaviria, saindo com apenas um triunfo.

Ao todo Cavendish soma 125 vitórias entre etapas e provas de um dia na vitoriosa carreira.

Vencedores do Tour de Dubai 2015
1ª etapa – Mark Cavendish (Etixx-Quick Step)
2ª etapa – Elia Viviani (Sky)
3ª etapa – John Degenkolb (Giant-Alpecin)
4ª etapa – Mark Cavendish (Etixx-Quick Step)

Classificação Final 
1. Mark Cavendish (GBR) Etixx-Quick Step – 15h22min38s
2. John Degenkolb (Ale) Giant-Alpecin +6s
3. Juan Jose Lobato (Esp) Movistar +10s
4. Alejandro Valverde (Esp) Movistar +12s
5. Marco Canola (Ita) United Healthcare +14s

Títulos em provas por etapas de Cavendish
2012 – Ster ZLM Toer GP Jan van Heeswijk
2013 – Tour do Catar
2015 – Tour de Dubai

Foto: Reprodução/Facebook (Dubai Tour)