Cavendish na pista

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Por Fernando Bittencourt

Mark Cavendish disputou no último sábado (19) a 34ª edição da Revolution, prova realizada no velódromo de Manchester. Este foi o retorno do britânico às pistas, de onde ele esteve afastado desde o Campeonato Mundial de 2009. O público, de aproximadamente quatro mil pessoas, ovacionou de pé o campeão mundial de estrada, principalmente após sua vitória na prova de scratch.

“Foi mais difícil do que eu achava que seria e a recepção dada a mim foi fantástica. É muito bom competir em um velódromo em seu país. Tudo começou aqui para mim, então é ótimo regressar”, comentou Cavendish.

O vencedor da camisa verde do Tour de France 2011 também comentou sobre a possibilidade de conquistar o prêmio de maior celebridade britânica do esporte deste, apresentado pela BBC. As casas de apostas da Grã Bretanha colocam o novo reforço da Sky como o favorito para levar a láurea para casa, repetindo o feito de outros dois ciclistas: Tom Simpson, campeão mundial de estrada em 1965, e Chris Hoy, vencedor de três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

“Quem imaginaria uma coisa dessas há alguns anos atrás? Quem diria que um ciclista que não venceu as Olimpíadas pudesse integrar a relação de possíveis celebridades esportivas do ano? Isto demonstra o crescimento do ciclismo. Tive anos brilhantes, mas este, especialmente, tem sido fantástico e realmente estou muito feliz e esperançoso para esta votação”, disse o ciclista, que concorre o prêmio com atletas como o tenista Andy Murray, o jogador de futebol Wayne Rooney, os ciclistas Chris Froome e Bradley Wiggins e os triatletas Alistair e Jonathan Browlee e Helen Jenkins.

Como se não bastasse querer vencer a camisa verde do Tour de France novamente e conquistar o ouro olímpico em Londres, O atleta de 26 anos concluiu falando sobre uma de suas metas para 2012: a Milão–São Remo. “Quando eu venci a Classicíssima em 2009, eu disse que gostaria de vencer esta prova vestindo a camisa de campeão mundial e agora terei o melhor time para buscar essa promessa”, concluiu o atleta.