Campeonato Brasileiro de Estrada

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Ciclismo

Após vencer a prova do contrarrelógio na sexta-feira (24), a goiana Clemilda Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo) confirmou seu favoritismo e conquistou também o título de prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Estrada de 2016, que terminou no último final de semana em Joinville (SC). Foi o terceiro título nacional conquistado por Clemilda, que será a representante do Brasil na prova de resistência dos Jogos do Rio 2016.

A prova feminina começou com aproximadamente 70 ciclistas, que deveriam completar o percurso total de 112 km divididos em sete voltas num circuito. Logo no início da prova, Janildes Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo), que é irmão de Clemilda, e Wellyda Rodrigues (Memorial/Santos) abriram vantagem e passaram a liderar a etapa, ficando 1min30s à frente do pelotão até a terceira volta. Na quarta volta começou a recuperação de Clemilda, que passou a ser mais agressiva na metade final da prova e conseguiu escapar do pelotão, colando nas primeiras colocadas. Nos 15 km finais, a goiana foi ainda mais incisiva e no sprint final conquistou o tricampeonato da competição, fechando o percurso com o tempo de 2h53min27s. Ana Paula Polegatch (2h53min28s) e Taise Maiara (2h53min29s) ficaram com a prata e bronze, respectivamente.

No masculino, o vitorioso foi Flávio Cardoso (Funvic Soul Cycles/Carrefour/São José dos Campos), que conquistou seu segundo título nacional após bater por milésimos de segundo o ciclista Kléber Ramos, que é seu companheiro de equipe na Funvic e representante do Brasil nos Jogos do Rio 2016.

A prova masculina teve o total de 180 km, dividos em 12 voltas no circuito. Logo no começo, Alexandre Manarelli, Magno Prado, Alessandro Guimarães e Endrigo Pereira assumiram a liderança, abrindo três minutos de vantagem à frente do pelotão. Porém, faltando três voltas para o final da prova, Kleber Ramos e Flávio Cardoso despontaram e assumiram a liderança da prova. No final, Cardoso levou a melhor e fechou o percurso em 4h03min37s, conquistando seu segundo ouro na prova, após sua primeira vitória em 2009. Kleber  Ramos ficou em segundo (4h03min37s396m) e Roberto Pinheiros em terceiro (4h03min52s).