Britânicos são destaques na Turquia

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Dois britânicos foram os destaques do Tour da Turquia, competição do calendário europeu que aconteceu entre os dias 27 de abril e 4 de maio. O primeiro foi o pouco conhecido Adam Yates, que com apenas 21 anos e em sua primeira temporada na Orica-GreenEdge conquistou seu primeiro título como profissional. Já o outro foi o consagrado Mark Cavendish (OPQS), vencedor de quatro etapas e líder na classificação por pontos.

A ascenção de Yates começou na 3ª etapa, vencida por Rein Taaramae (Cofidis), quando foi o segundo colocado e assumiu a vice-liderança na geral. A virada veio na 6ª etapa, após vencer uma etapa de média montanha e vestir a camisa azul de líder, abrindo uma vantagem de apenas um segundo sobre o estoniano Taaramae.

Nas etapas seguintes Yates se preocupou em manter no pelotão, administrando a vantagem sobre o Taaramae, que fechou na segunda colocação a 5s. O francês Romain Hardy (Cofidis) foi o terceiro.

Já na classificação por pontos, Cavendish foi soberano. O britânico vestiu a camisa verde em todas as etapas vencendo no 1º, 2º, 4º e 8º dias. O único sprinter que conseguiu superá-lo foi Elia Viviani (Cannondale), vencedor das etapas 5 e 7. O brasileiro Rafael Andriato (Neri-Sottoli) chegou a disputar um sprint terminando a 5ª etapa na 6ª posição. 

Confira os 10 primeiros do Tour da Turquia
1. Adam Yates (GBR) Orica-GreenEdge – 30h26min22s
2. Rein Taaramae (EST) Cofidis +5s
3. Romain Hardy (FRA) Cofidis +39s
4. Davide Formolo (ITA) Cannondale +40s
5. Davide Rebellin (ITA) CCC +44s
6. Juan José Cobo (ESP) Torku Seker Spor +45s
7. Kristijan Durasek (CRO) Lampre-Merida +45s
8. Luis León Sanchez (ESP) Caja-Rural +51s
9. Adam Hansen (AUS) Lotto-Belisol +58s
10. Enrico Barbin (ITA) Bardiani +1min04s