Brasileiro assume liderança no Chile

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Após a mais longa e difícil etapa da Volta Ciclística de Maule (Chile), disputada na útima quinta-feira (31), um brasileiro assumiu a liderança da classificação geral. A vitória do quinto estágio ficou com o chileno Lino Arriagada, mas quem teve mais motivos para comemorar foi William Chiarello, segundo colocado do dia e novo líder da competição. Caio Godoy, também da seleção brasileira, foi o terceiro.

Na quinta etapa, os ciclistas pedalaram 146 km em um trajeto com muitas subidas, que em determinados momento chegaram a superar os 2.500 metros de altitude.

Os últimos 15 km da quinta etapa também foram percorridos em uma subida, que acabou se mostrando decisiva para a classificação geral. Lino Arriagada e William Chiarello cruzaram a linha de chegada desgarrados do restante do grupo. A vitória ficou com o chileno que completou o percurso em 3h54min29s, seguido de perto pelo brasileiro Chiarello, que apesar de terminar na segunda posição, acumulou tempo suficiente para assumir a classificação geral da competição.

“A etapa foi muito desgastante. Praticamente toda subindo. Quero parabenizar todo o grupo pelo grande trabalho que foi realizado e não posso esconder que estou muito contente. Esta é a minha primeira camiseta de líder geral em uma volta ciclística. Estamos muito motivados e continuaremos focados até o final para tentar levar esse título para o Brasil ”, declarou Chiarello.

Outro grande destaque brasileiro foi o jovem Caio Godoy, que com apenas 18 anos concluiu a difícil etapa na terceira colocação e ainda assumiu a vice-liderança geral da competição e a liderança da classificação Sub23. A Seleção Brasileira terminou o dia com quatro dos seus atletas entre os dez primeiros colocados. Também do Brasil, João Gaspar é o segundo na classificação de montanha. Os resultados foram suficientes para a seleção também comemorar a liderança na classificação por equipes.

“O dever de casa esta sendo feito. Todos os atletas estão de parabéns pela seriedade e profissionalismo que estão demonstrando. As etapas estão sendo muito duras, com altitudes que não temos no Brasil, mas a superação esta prevalecendo e a cada etapa estamos conseguindo chegar mais próximos da vitória. Agora precisamos ter calma e frieza para conseguir defender nossas colocações”, afirmou Hernandes Quadri Júnior, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo Estrada.

O grupo brasileiro que esta no Chile é representado pelos seguintes atletas: Cristian Egidio, William Chiarello, João Marcelo Gaspar, Mauricio Knapp, Murilo Affonso e Caio Ormenese. A equipe técnica é formada pelo técnico Hernandes Quadri Júnior e o mecânico Eduardo Oliveira.