Mundial de Pista: Brasil estará em três provas

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

O Brasil já estava garantido matematicamente no Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista 2015, que acontecerá na França, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, restava apenas confirmar quais seriam as provas e o número de vagas. A confirmação veio nesta terça (10), divulgada através da União Ciclística Internacional (UCI), garantindo uma participação inédita na história do Brasil.

Segundo a publicação, a Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista conquistou o direito de competir em três provas no Mundial 2015: Velocidade por Equipe, Velocidade Individual e Omnium. Para integrar a equipe verde e amarela foram convocados quatro atletas. O time de velocidade será composto por Flávio Cipriano, Kacio Freitas e Hugo Osteti, enquanto Gideoni Monteiro defenderá a seleção na Omnium e Cipriano também competirá na Velocidade Individual. Os ciclistas estarão acompanhados pelo técnico Emerson Silva, o supervisor técnico Miguel Torres e o mecânico Yoann Le Foulgoc, ambos do Centro Mundial de Ciclismo da UCI.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  BRASILEIROS TREINAM NA NEVE VISANDO O MUNDIAL DE PISTA
iconezinho
  BRASIL FECHA SUA PARTICIPAÇÃO NA COPA DO MUNDO

O técnico, Emerson Silva, comemorou a classificação e demonstrou entusiasmo pelo grupo: “Lutamos muito para conseguir essa classificação. O Mundial também será seletivo para Rio 2016 e apenas os melhores do mundo podem participar. Essa conquista só foi possível devido ao excelente trabalho que vem sendo realizado pela CBC, com patrocínio da Caixa Economica, viabilizando toda a infraestrutura necessária para a seleção. Acredito que essa participação será um divisor de aguas para o Ciclismo de Pista do Brasil. A preparação foi intensificada nos últimos meses focada especificamente para esta competição. A meta será figurar entre as dez primeiras colocações nas provas que iremos disputar”, declarou Emerson.

Para participar do Campeonato Mundial, os países precisam pontuar no ranking internacional através das etapas da Copa do Mundo. Aplicando esse critério, a União Ciclística Internacional selecionou os melhores ciclistas de 40 países que estarão competindo no Mundial 2015. Os brasileiros iniciam a participação no dia 18, com a prova de Velocidade por Equipe, voltando à pista nos dias 20, 21 e 22 para competir nas provas Omnium e Velocidade Individual.

Brasil no ranking da UCI

– Omnium
32. Gideoni Monteiro – 197 pontos

– Velocidade Individual
31. Flavio Cipriano – 319 pontos

– Velocidade por Equipes
18. Brasil – 304,5 pontos

Foto: Divulgação/CBC