Brasil quebra barreiras na pista

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Por Fernando Bittencourt

A seleção brasileira de pista conseguiu algo inédito na história do ciclismo nacional desta modalidade e entrou para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) referente à temporada de 2012.

Após conquistar importantes pontos nas duas primeiras etapas da Copa do Mundo de Pista, realizadas em Astana, no Cazaquistão, e em Cali, na Colômbia, a esquadra verde e amarela obteve posições satisfatórias nas modalidades disputadas até então.

No sprint por equipes, o Brasil obteve 75 pontos e saltou da 25ª para a 24ª colocação, em um ranking liderado pela França. No individual, pouca coisa mudou, sendo que o líder e a posição ocupadas pela seleção brasileira continuam os mesmos, a diferença é que em vez de melhorar uma posição, o time canarinho melhorou duas, com seus 68 pontos.

Pela categoria keirin, o Brasil surpreendeu e obteve a melhor colocação, pulando 12 posições para ocupar o 19º lugar, com 126 pontos. Na perseguição por equipes e na omnium, o Brasil saltou da 23ª para a 22ª e da 38ª para a 37ª colocações, com 160 e 40 pontos respectivamente.

“O Brasil conquistou resultados importantes dentro da nossa realidade e foi muito positivo estarmos mais uma vez participando de uma competição deste nível, que está reunindo os melhores ciclistas do mundo. Agora vamos continuar o nosso trabalho e pensar nas próximas competições”, concluiu Emerson Silva, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Pista, referindo-se à terceira e quarta etapas da Copa do Mundo de Pista, que serão realizadas entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2012, na capital chinesa e entre os dias 17 e 19 de fevereiro do mesmo ano, na capital inglesa, respectivamente.