Brasil cancela viagem para o Mundial de Pista

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

POR LEANDRO BITTAR

Os seis atletas da equipe brasileira, convocada para representar o país no campeonato mundial de ciclismo de pista, se preparavam no Velódromo de Curitiba quando tiveram a notícia de que não participariam mais do torneio que acontece em Bordeaux, na França, entre os dias 13 a 16 de abril. A alteração nas normas do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) surpreendeu a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) que não conseguiu cumprir as exigências para a liberação de verbas para a viagem através da Lei Piva.

A participação brasileira foi conquistada após uma iniciativa da UCI em convidar países emergentes no ciclismo para o campeonato. “Quando esse convite veio, fizemos a requisição ao COB e descobrimos que o COB exigia um projeto mais elaborado”, diz Adir Romeo, coordenador da CBC. A entidade ainda buscou saídas alternativas, mas a falta de dinheiro para custear as passagens aéreas foi o maior empecilho.

“É uma pena. Estávamos todos muito animados com a viagem. Os atletas ganhariam muito com essa experiência”, afirma Romeo, sem se esquivar de uma parcela de culpa no processo. “Que isso nos sirva de exemplo e que não aconteça de novo”.

A preocupação agora é com a preparação dos atletas para o Pan-Americano de Ciclismo, que acontece no Brasil, no começo de junho. “A partir de maio vamos reunir os atletas interessados e começar uma preparação mais adequada para a competição”, explica Romeo. A categoria de pista acontece na cidade de Caieiras (SP) enquanto a de estrada deve ser em Indaiatuba (SP).

Débora Gerhard (Scott/São José dos Campos), Rosane Kirch (Chirio Forno D´Assolo) Armando Camargo (Memorial/Santos), Hernandez Quadri Jr (Extra/Suzano), Marcos Novello (Memorial/Santos) e Mac Donald Fernandes (Sundown /São Caetano) seriam os representantes do Brasil no mundial.