Bernardo Cruz e Bia Ferragi vencem na abertura da Brasil Enduro Series

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Aconteceu no último domingo (11) em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ) , a primeira etapa do Shimano Brasil Enduro Series, primeira competição de abrangência nacional da modalidade. Oito categorias entraram na disputa com destaque para a duas Pro, vencidas por Bernardo Cruz e Bia Ferragi.

O Enduro é uma modalidade nascida na Europa há dez anos e que mistura elementos do Cross Country (XC) e Downhill (DH). A prova contou com as fases de deslocamentos (D1, D2, D3 e Final) e com os Estágios (E1, E2, e E3), os três cronometrados e valendo para o tempo final de cada piloto.

O ciclista da Shimano Bernardo Cruz, de Ouro Preto (MG), subiu no lugar mais alto do pódio, com o tempo somado de 14min11s454 nos três estágios. Completaram o pódio o catarinense Nataniel Giacomozzi (HUPI Bikes/Santa Cruz) de Ibirama, 7s atrás de Bernardo, e os cariocas Ronny Renke (Shimano) com 15min04s440, Guilherme Renke (Shimano) com 15min06s103 e Diego Neumann (Pimp Bikeshop) com 15min06s400.

Image and video hosting by TinyPic
                                               Bernardo Cruz, campeão da Pro masculina

“Fiz meu rolê e no fim das contas consegui uma vantagem boa nos três trechos. Não teve um estágio específico que me deu o título, mas sim a somatória de todos com regularidade. Me diverti em todos, mas o E1 e o E3 foram os mais legais para mim, porque o E3 foi feito com o final do E1, o que facilitou a memorização”, comemorou Bernardo Cruz, que completou.

“O Enduro MTB em sua maior parte é o Downhill, mas também exige da preparação física para aguentar todos os deslocamentos. Assim, um cara do Cross Country que anda bem, consegue andar junto. Os tempos de hoje provam que o All Mountain, ou o Enduro, não é apenas descida, mas subir bem”, completou.

Segundo colocado da Pro, Nataniel Giacomozzi já prevê a próxima etapa, que será em seu estado. “Achei muito legal a prova. Como primeira experiência foi bacana demais. A bike muda, então estou feliz em ter participado aqui, de uma prova bem organizada e dura. A segunda etapa será em Santa Catarina, minha casa, e por isso vou treinar o máximo . Ficar em segundo é fogo, sabendo que fiquei muito perto da vitória aqui em Itaipava”, comentou Nataniel.

Nas outras categorias o nível também foi alto. Na Expert, melhor para Luiz Felipe Viani que levou o título com 15min51s733. Na Máster 1, André Melo repetiu o feito de Luiz Felipe e baixou a casa dos 16 minutos, com 15min24ss597. Na Máster 2, vitória de Gustavo Amorim, com 16min00s964. Henrique Lage venceu na Amador, com 17min01s033, e Robert Marent sagrou-se campeão da Sênior, com 18min28seg907.

Entre as mulheres, Bia Ferragi (Viper) confirmou seu favoritismo após representar o Brasil no Mundial do Chile, em abril. Na ocasião, a paulistana terminou a prova na segunda colocação. “Já corri outros campeonatos, então minha bagagem e experiência anteriores foram vantagem aqui na abertura do circuito. O que mais me assustou foi o primeiro deslocamento com mais de 20 km de extensão. Tirou muita energia de mim e de outros atletas. O treino e a prova foram pesados, então estou muito feliz com minha participação. Foi acirrada a prova contra atletas de alto nível”, avaliou Bia.

A próxima etapa do Brasil Enduro Series será em agosto em Santa Catarina.

Image and video hosting by TinyPic
                                             Bia Ferragi, campeã da categoria Pro feminina