Baixas temperaturas: como pedalar?

Atualizado em 03 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Zero grau? Menos dois? Menos quatro? Temperaturas extremas que tornam um simples treino em uma tarefa das mais difíceis. Como se comportar:

O primeiro erro normalmente acontece quando dentro de casa, aconchegante e numa boa temperatura, calculamos mal a maneira como devemos nos vestir e geralmente colocamos menos roupa do que o necessário.

Uma boa dica é ter sempre um termômetro do lado de fora da janela, com ele apenas uma rápida abertura da cortina temos a exata informação de como vão as coisas lá fora. Ás vezes um lindo dia de sol nos reserva temperaturas de congelar os ossos!

Uma vez que o ciclista parte para o treino preparado com os acessórios adequados de frio (camiseta íntima, blusa em wind stoper, perneira, touca e luvas térmicas) é de extrema importância saber administrar todos esses acessórios durante o treino. Um bom exemplo vem do fato que se o atleta está num nivel de esforço físico razoável, a temperatura corporal estará controlada, e vai tudo bem enquanto estamos vestidos com todas essas proteções, no entanto, o erro acontece quando se aumenta a intensidade do esforço (como ao enfrentar uma longa subida de montanha).

A temperatura corporal sobe com esforço, conseqüentemente se transpira muito mais, e essa transpiração é inimiga quando pele e roupas umidecem. Equanto estiver subindo o ciclista não se dá conta do fato, o problema está na descida, pois a velocidade aumenta, o esforço diminui pela falta de movimento e os tecidos que restam molhados, uma vez em contato com o corpo, causam uma queda de temperatura, e é exatamente nessa hora que o ciclista arrisca pegar um resfriado.

Em temperaturas excessivamente baixas isso acaba se tranformando em risco ainda maior, pois membros chegam a -congelar- e perder a sensibilidade, os dedos normalmente são os primeiros afetados, o que dificulta as freadas e compromete o proprio controle da bicicleta nas curvas!

Em casos como esses de treinamento em montanha, a atitude correta é sempre abrir os zípers das roupas, tirar as luvas e ter um boné de reserva para substituir a touca durante a subida. Uma vez atingido o alto, zípers devem ser fechados, recolocam-se acessórios novamente para enfrentar a descida, assim tudo fica seco e o risco de se resfriar é muito menor.

Quanto é bom poder contar sempre com o calor!!!