Australiano vence o Liège-Bastogne-Liège

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Fechando as Clássicas das Ardenas, a Liège-Bastogne-Liège terminou neste domingo (27) da maneira mais emocionante possível. Campeão em 2013, Daniel Martin (Garmin-Sharp) escorregou sozinho na última curva, a 300 metros da meta final, quando ameaçava partir para o ataque sobre o então líder Giampaolo Caruso (Katusha). Melhor para Simon Gerrans, o melhor no sprint final que vinha pouco atrás em uma perseguição que também contou com Alejandro Valverde (Movistar), segundo colocado, e Michal Kwiatkowski (OPQS), terceiro colocado.

Esta é a segunda clássica monumental do australiano na carreira. O ciclista de 33 anos foi campeão do Milan-Sanremo de 2012. Em 2014, soma também os títulos no Tour Down Under e do Campeonato australiano.

Esta foi a 100ª edição, da Liège-Bastogne-Liège fato bastante comemorado por Gerrans. “Vencer qualquer Liège-Bastogne-Liège é especial, mas o fato de esta ser a 100ª coloca meu nome na história da prova. É uma honra. Nosso time conquistou resultados fantásticos na 100ª edição do Tour de France (Gerrans venceu uma etapa e liderou a prova) no ano passado, e agora faz de novo. Talvez seja um bom presságio”, declarou o ciclista.

Com a vitória, Gerrans somou mais 100 pontos no ranking da UCI e agora é o vice-líder com 264, apenas dois à frente de Valverde. A liderança segue com Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), com 308.

A próxima prova do calendário Pro Tour será o Tour da Romandia (Suíça), entre os dias 29 de abril e 5 de maio.

Confira os 10 primeiros
1. Simon Gerrans (AUS) Orica-GreenEdge – 6h37min43s
2. Alejandro Valverde (ESP) Movistar – mt
3. Michal Kwiatkowski (POL) Omega Pharma-Quick Step – mt
4. Giampaolo Caruso (ITA) Katusha – mt
5. Domenico Pozzovivo (ITA) Ag2r +3s
6. Tom Jelte-Slagter (HOL) Garmin-Sharp +3s
7. Roman Kreuziger (TCH) Tinkoff-Saxo +3s
8. Philippe Gilbert (BEL) BMC +3s
9. Daniel Moreno (ESP) Katusha +5s
10. Romain Bardet (FRA) Ag2r +6s