ASO/G.DemouveauxFoto: ASO/G.Demouveaux

Valverde conquista tetracampeonato na Liège Bastogne Liège

Atualizado em 24 de abril de 2017
Mais em Ciclismo

Confirmando seu favoritismo depois de vencer a Flèche Wallonne uma semana atrás, o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) voltou a brilhar na Bélgica no domingo (23) ao vencer a clássica Liège Bastogne Liège. Foi o quarto título do espanhol na competição e o nono dele nas clássicas Ardenas (somados aos cinco títulos na Flèche Wallonne). Com mais esse triunfo, ele está a um título do belga Eddy Merchx, maior campeão da história da Liège Bastogne Liège, com cinco vitórias. Atualmente, o espanhol já é o maior vencedor da Flèche Wallonne, sendo o único pentacampeão.

Alejandro Valverde, que completará 37 anos na terça-feira (25 de abril), concluiu o percurso de 258 km da Liège Bastogne Liège em 6h24min27seg, superando o irlandês Daniel Martin (Quick-Step Floors) e o polonês Michal Kwiatkowski (Sky), respectivamente segundo e terceiro colocados. O espanhol dedicou sua vitória ao ciclista italiano Michele Scarponi (Astana), que morreu sábado (22) vítima de um atropelamento enquanto treinava perto de sua casa em Filottrano, na Itália.

 

 

“Quero dedicar minhas primeiras palavras a Michele Scarponi, é para ele essa vitória. Era um grande amigo meu. Uma pena o que aconteceu”, disse Valverde após a chegada com os olhos mareados em razão da perda do amigo. O espanhol anunciou ainda que destinará o prêmio da vitória à família de Scarponi, que deixou esposa e gêmeos.

Classificação Liège Bastogne Liège 2017

1. Alejandro Valverde (ESP/Movistar) – 6h24min27seg
2. Daniel Martin (IRL/Quick Step) – idem
3. Michal Kwiatkowski (POL/Sky Team) – a 3seg
4. Michael Matthews (AUS/Sunweb) – idem
5. Ion Izagirre (ESP/Bahrain-Merida) – idem
6. Romain Bardet (FRA/AG2R-La Mondiale) – idem
7. Michael Albasini (SUI/Orica-Scott) – idem
8. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – a 7seg
9. Michael Woods (CAN/Cannondale-Drapac) – idem
10. Rafal Majka (POL/Bora-Hansgrohe) – idem