Aerodinâmica do ciclismo

Atualizado em 03 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

 O ano de 1996 foi marcado pelo recorde de Chris Broadman, que pedalou 56 quilômetros e 375 metros em uma hora. Este marco na história do ciclismo salientou um importante aspecto deste esporte, a aerodinâmica. Assim como no automobilismo, especialmente na Fórmula 1, a aerodinâmica recebe atenção especial nos estudos envolvendo o ciclismo.

Os primeiros estudos envolvendo aerodinâmica do ciclismo observaram que o atleta pedalando entre 20 e 40 km/h despende 82% de sua energia para vencer a resistência do ar. Matematicamente a força de arrasto gerada pelo ar é determinada pela equação: Farrasto= ½.Cd .A . p .v2

Com base na equação, duas variáveis adquirem importância diferenciada, a área frontal (A) e a velocidade de deslocamento (v). A área frontal é exatamente à parte do conjunto ciclista-bicicleta que entra primeiro em contato com o ar. Sabe-se que quanto maior a área frontal, mais difícil será para o ciclista -atravessar o ar-. A estratégia de pedalar em grupo, ou no -pelotão-, nada mais é do que uma tentativa de reduzir a área de contato do ciclista com o ar. Alguns estudos indicam que o ciclista pode economizar até 40% da energia pedalando atrás de oito ou mais ciclistas.

Estimando-se que o atleta não irá diminuir a sua velocidade, em provas com elevada velocidade média, como as provas contra-relógio, manipular a área frontal é uma boa estratégia. Diferentes estratégias têm sido adotadas para reduzir a área frontal, desde a produção de rodas e quadros aerodinâmicos, ate a mudança da posição do ciclista sobre a bicicleta, como o uso do guidom clip.

Atualmente no mercado especializado em equipamentos para ciclismo, é possível adquirir rodas, aros, quadros, caramanholas, dentre outros implementos com características de desenho -mais aerodinâmico-. Uma dúvida que perdura sobre o uso destes recursos é o quanto de beneficio é possível se obter com isso.

Sabendo-se que a maior parte da área frontal do conjunto ciclista-bicicleta, de que importa o uso de uma caramanhola -mais aerodinâmica- se o atleta não se posiciona com o objetivo de diminuir a sua área frontal? Vale salientar que algumas importantes estratégias de posicionamento dos ciclistas sobre a bicicleta são:

1 – Proximidade dos braços do peito (aproximando dos cotovelos);
2 – Manutenção do tronco mais paralelo ao solo;
3 – Proximidade dos joelhos do quadro da bicicleta.

Voltando a equação, a segunda variável importante é a velocidade. Como ela vem ao quadrado na equação, se o ciclista dobra sua velocidade ele irá quadruplicar a resistência do ar devido ao arrasto. Por isso a aerodinâmica é importante, e também por isso vemos tanta preocupação por parte de atletas e equipes de ponta com detalhes que vão desde a geometria da bicicleta até a roupa do ciclista.