A pausa necessária para o bom desempenho

Atualizado em 03 de agosto de 2016
Mais em Ciclismo

Retiro, palavra muito conhecida no mundo das equipes européias! O que seria e para que serve? Nada mais do que um período pré-estabelecido por uma equipe esportiva, onde se reúne todo o time para uma série de reuniões, testes físicos, sanguíneos e muito treinamento em conjunto, uma vez que na maior parte do ano os atletas treinam individualmente.

No ciclismo, por exemplo, existem dois tipos de retiro, o invernal e o estivo. No invernal, que acontece na pré-temporada, a equipe se reúne por completo. Atualmente uma equipe como a Saunier conta com 28 atletas, além de diretores esportivos, médicos, massagistas e mecânicos. O objetivo é arrumar a casa para a nova temporada. Testes específicos são realizados neste periodo, como os de capacidade física.

Nas reuniões é decidido o calendário individual para as provas da temporada. As fotos e o material para a imprensa da equipe são produzidos, mas o foco está principalmente no entrosamento do grupo, fator importante para o trabalho de equipe durante a temporada.

Esse tipo de retiro costuma durar uma semana e cada membro deixa o encontro tendo em mãos todas as coordenadas para o ano que está por iniciar, tem um ponto de referência para realizar treinamentos e objetivar as provas que constam em seu calendário.

O retiro de verão acontece no decorrer da temporada, e é focado especificamente para uma determinada prova do calendário. Por exemplo, para uma grande competição como o Tour de France a equipe reúne 14 ou 15 atletas, pré-convocados com 40 dias em média de antecedência, e realiza um retiro com a duração de duas semanas, onde são realizados duros treinos especificos para o tipo de prova que os atletas enfrentarão.

Assim, a direção prepara e seleciona nove atletas, aqueles que representarão a equipe em uma competição como as três grandes provas do calendário, Giro de Itália, Tour de France e Volta da Espanha.

A escolha da região é essencial, geralmente nos concentramos em locais de fácil acesso às montanhas, com pouco movimento de veículos para garantir a qualidade e segurança no treinamento.