A estratégia para vencer

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Ciclismo

Por Fernando Bittencourt

Mark Renshaw passa por uma fase de transições em sua vida e, com o fim da HTC-Highroad, o ciclista que integrará a Rabobank em 2012 inicia sua preparação para a próxima temporada nas pistas. A notícia foi confirmada pelo atleta, que afirmou ter tido uma longa conversa com seu técnico antes de iniciar seus treinamentos. Segundo Renshaw, o próximo ano será um divisor de águas em sua carreira, pois o ciclista deseja melhorar sua chegada em sprint, já que agora deverá ter um papel de protagonista em seu novo time, deixando de ser o embalador, como era para Mark Cavendish.

“O meu papel começará a mudar em 2012 e eu estou focado em melhorar minha performance nos sprints, aumentando minha velocidade e melhorando a condição de minhas pernas. Conversei muito com meu treinador e resolvi voltar às pistas para treinar, uma vez que sempre gostei daqui e não sinto tanta pressão no velódromo. Estou muito motivado e enxergando uma excelente oportunidade”, afirmou Renshaw, que disputará no próximo sábado (3) a 30ª edição da Clarence Street Cyclery Cup, competição em venceu em 2002, no velódromo de Dunc Gray, em Bankstown, na Austrália.

O ciclista de 29 anos retornará à competição com alguns dos melhores competidores australianos, assim como os campeões mundiais junior Caleb Ewan e Jackson Law e o campeão australiano de contrarrelógio Jackson Leigh-Rathbone.

“Não estou esperando nenhum resultado absurdo, mas ficarei feliz em conseguir segui-los sem maiores problemas. Há ciclistas realmente muito bons, jovens e experientes confirmados para o evento e isso me deixa muito motivado para competir”, disse o atleta.

O novo integrante da Rabobank ainda comentou sobre seus planos na equipe e sobre seu ex-companheiro de equipe, Mark Cavendish, que competirá pela Sky na próxima temporada – curiosamente, o britânico também iniciou sua preparação para 2012 nas pistas, competindo na Revolution, um evento tradicional na Grã Bretanha.

“A primeira coisa que eu farei na próxima semana, no campo de treinamento, será sentar com a equipe e ver com quem exatamente eu irei trabalhar, para conseguir criar um vínculo rapidamente. Já conheço muitos deles e não tenho a intenção de persuadi-los, mas sim fazer com que trabalhem para mim, assim como fazíamos na HTC-Highroad. Se eles puderem fazer isso por mim, eu com certeza retribuirei o favor depois. Quanto ao Cavendish, não quero ser arrogante, mas creio que fui um dos melhores embaladores que ele já teve. Cheguei a um estágio que ficou um pouco fácil realizar essa tarefa. Nenhuma prova é fácil, mas o que eu fazia já não me desafiava tanto”.