Campeão ansioso

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR CHRISTIAN BAINES

Pentacampeão brasileiro de bicicross e atual 34º colocado do ranking da UCI, o piloto da cidade de Americana (SP), Deivlim Carlos Balthazar, 26 anos, treina para o Mundial – que acontece nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de São Paulo – desde outubro do ano passado e não vê a hora de enfrentar os grandes nomes da modalidade.

“Treinei 5 a 6 vezes por semana desde outubro. Fiz a minha parte, agora preciso contar com a sorte.” Sorte para largar em uma raia fechada e poder sair das curvas mais rápido. Balthazar completa: “Na categoria elite, ganhar alguns segundos nas curvas é determinante para a vitória”.

Os norte-americanos Randy Stumpfhauser, 29 anos, 10º colocado no ranking mundial da UCI, Bubba Harris, 20 anos, campeão do Mundial do ano passado e Mike Day, 22 anos, que ocupa o 22º lugar no ranking, são alguns dos nomes apontados pelo brasileiro como favoritos à vitória. O holandês, Robert de Wilde, 29 anos, líder do ranking da UCI, e o venezuelano Jonathan Suárez, 24 anos, melhor piloto latino-americano, completam a lista.

Entre os brasileiros, o mineiro Renato Silva, 37 anos, 66º colocado no ranking mundial, e o paulista Daniel Jorge, 25 anos, podem fazer bonito. “Mas todos nós vamos ter de contar com muita sorte para superar essas feras”, diz Balthazar.

Pista tem aval do campeão

Pista construída pela Federação Paulista de Bicicross para o Mundial, localizada no km 19 da rodovia Raposo Tavares, deve ficar pronta nesta sexta-feira e já foi aprovada pelo pentacampeão brasileiro. “É uma pista bastante técnica. A rampa da segunda reta é muito grande, não dá para passar por ela sem realizar um salto”, diz Balthazar.

O vice-presidente da Federação, Eduardo ‘Oklinhos’ Campos, garante que quando pronta “a pista será a melhor de toda a América Latina”.