Brasil conquista três medalhas no Pan de ciclismo

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR FERNANDO MELLO

No primeiro final de semana de disputas, em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Brasil conquistou três medalhas no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo. Na modalidade estrada, categoria elite masculino, o país levou a prata e o bronze com Breno Sidoti e Alex Diniz, respectivamente. Já na elite feminino, Clemilda Fernandes garantiu mais um bronze, deixando o Brasil em terceiro lugar no quadro de medalhas.

Na manhã de domingo, a prova feminina foi vencida pela cubana Yumari Gonzalez, que completou os 87 km do percurso em 2h37min38s. A americana Kori Seehafer foi a segunda colocada. Clemilda Fernandes levou o bronze para o Brasil com mesmo tempo da cubana. Apesar da felicidade pela medalha, ela destacou que o país pode ir mais longe na competição.

À tarde, foi a vez dos homens pedalarem os 169 km de percurso, divididos em 12 voltas de 14,5 km. A prova foi decidida nas últimas duas voltas, com a vitória do colombiano Jose Serpa. Breno Sidoti e Alex Diniz foram surpreendidos pela arrancada do colombiano e tiveram que se contentar com o segundo e terceiro lugares. No entanto, os brasileiros sabem da capacidade de Serpa, que fez parte da equipe Selle Italia presente no Giro d´Italia 2006. Para Alex Diniz, fica o consolo pelo prêmio de melhor ciclista sub-23.

Agora, o Pan-Americano segue nesta semana. Na terça-feira, em Cabreúva (SP), os ciclistas de estrada voltam a pedalar no contra-relógio individual (CRI). A partir de quinta-feira (dia 8) até o final de semana, no velódromo em Caieiras, a equipe de pista entra em ação e pode trazer medalhas ao Brasil.

Resultados do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo:

Estrada

Elite Masculino
1- Jose Serpa (COL) 4h14min50s
2- Breno Sidoti (BRA) m.t.
3- Alex Diniz (BRA) m.t.
4- Renato Seabra (BRA) m.t.
5- Marcio May (BRA) a 34s

Sub 23
1- Alex Diniz (BRA) 4h14min50s
2- Thiago Fiorilli (BRA) a 42s
3- Artur Garcia (VEN) a 1min21s
4- Jackson Rodrigues (VEN) a 5min05s
5- Magno Nazaret (BRA) m.t.

Elite Feminio
1- Yumari Gonzáles (CUB) 2h37min38s
2- Kori Seehafer (EUA) m.t.
3- Clemilda Fernandes (BRA) m.t.
4- Uênia Fernandes (BRA) m.t.
5- Giuzeppina Grassi (MEX) m.t.

Confira o quadro de medalhas:

1- Colombia – 1 ouro
1- Cuba – 1 ouro
3- Brasil – 1 prata / 2 bronzes
4- Estados Unidos – 1 prata