Absalon domina começo do Tour de France de MTB

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O Tour de France começa no interior do país e termina em Paris. O Hexagonal VTT, o Tour de France de MTB, faz o inverso. A sexta edição do evento começou neste fim de semana em Paris, reunindo 80 pilotos de 21 equipes.

Duas etapas foram disputadas no sábado, dia 10. A primeira foi um contra-relógio por equipes, de 15 km, um exercício pouco habitual para mountain bikers. O traçado técnico exigiu coesão entre os atletas de cada equipe. Os vencedores foram os holandeses da equipe Dolphin, com o tempo de 18min52s, seguidos dos franceses da Lapierre, 20s atrás. A segunda etapa do sábado foi um cross country de 48 km em um circuito de 8 km. O campeão mundial Julien Absalon (Bianchi-Argos) dominou a prova de ponta a ponta. A etapa de domingo, disputada no bairro parisiense de Montamrtre, onde está a famosa colina com a Basílica do Sacré Coeur, teve novamente Absalon como vencedor.

O percurso de 4,7 km, incluiu uma subida com 540 degraus da escadaria da Basílica e 585 de descida. Absalon venceu com 10s de vantagem sobre Cédric Ravanel (Lapierre) e 24s sobre Ludovic Dubau (ProRace). Graças à sua regularidade, Dubau veste o maillot soleil, que distingue o líder da classificação geral, com 40s de vantagem sobre o holandês Jelmer Pietersma (Team Dolphin). Absalon não é o líder pois não participou do contra-relógio do sábado. Ele anunciou previamente que não competirá todas as etapas do Hexagonal VTT, e por isso não figura na classificação geral. Participa da etapa desta segunda-feira e depois se retira, com o objetivo de treinar para outras provas.