A dor na coluna durante o ciclismo e estratégias de condicionamento

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Bike

Dor na coluna. Quem já não teve esta sensação de desconforto e que, de certa forma, intervém de forma negativa para a realização da maioria das nossas atividades de vida diária. Grande parte dos desvios posturais se devem à posicionamentos inadequados de nosso cotidiano e ainda, por vezes, à herança genética, ainda não muito bem explicada no meio científico.

A ampla gama de movimentos que podemos executar ao longo do dia causa o desequilíbrio, ou seja, a -fuga- do eixo central de nossa coluna repercutindo no comprimento de grande parte dos músculos responsáveis pelo movimento e pela estabilização da postura em pé.

Dessa forma, a manutenção e/ou repetição de uma dada posição e ou movimento acarreta desequilíbrios na estrutura músculo-esquelética dos segmentos envolvidos, seja por meio da tensão ou pela inibição excessivas. Pelo fato de o corpo humano atuar em sinergia constante, uma parte afetada acarreta prejuízos em todas as outras. Assim, nosso corpo se adapta a posturas -erradas- e prejudiciais, assim como se adapta ao treinamento.

As alternativas a fim de solucionar ou minimizar os malefícios proporcionados por diversas situações (dormir, se inclinar, carregar pesos, se levantar, estar de pé, se sentar, etc.) ou exercício físico (pedalar, correr, saltar, rolar, etc.) sobre a coluna vertebral têm se apresentado de forma diversa nos últimos anos.

Os principais métodos de diagnóstico utilizados normalmente envolvem o histórico clínico, a avaliação física, a radiografia, análise de sangue, ressonância magnética e avaliações neurofisiológicas. Posteriormente aos diagnósticos, as pessoas podem ser submetidas a sessões de massagem, alongamento e relaxamento, de reestruturação corporal, postural, de quiropraxia, e muitas outras. Recentemente uma nova modalidade tem tido grande aceitação dentre as opções citadas.

O Método Pilates, com base em seus princípios, busca a perfeita simetria postural e muscular do corpo humano e a otimização da interação de todos os músculos do corpo. Com base no desenvolvimento de um segmento abdominal fortalecido, chamado pelo mentor do método, Joseph Pilates, de -powerhouse-, de onde se iniciaria todos os movimentos, é possível que em pouco tempo sejam reestruturadas todas as cadeias musculares a fim de torná-las equilibradas e mais fortes durante grande parte das atividades de nossa vida diária.

O alívio da tensão e o alongamento da(s) musculatura(s) encurtada (s) e a diminuição do comprimento da(s) alongadas(s) permitem com que o padrão postural seja readquirido. O Método possui muitos exercícios que abordam a mobilização da coluna, muitos deles inspirados em movimentos dos animais que dificilmente são executados nas modalidades mais tradicionais de exercícios físicos, sendo os mais indicados a fim de tornar a coluna mais flexível com consequente diminuição da dor, gerando a sensação de relaxamento e bem-estar de todo o corpo.

No meio esportivo, apesar da capacidade de superação de muitos atletas, um alto grau de dor e desconforto na região lombar muitas vezes é suportado na busca de melhoras no resultado final, mesmo que venham a se tornar fatores de risco ao desenvolvimento de determinadas patologias. Em situações de grande vibração, que envolvam movimentos de flexão-extensão ou torsão, ou que obriguem a manter posições de flexão (na modalidade de MTB no ciclismo isto é bem característico), ou hiperextensão, aumentam o risco de causar dores na coluna.

Especificamente no ciclismo, onde apesar de a posição do tronco adotada pelo ciclista permitir usufruir benefícios aerodinâmicos, em maior ou menor grau em dependência da modalidade, as curvaturas fisiológicas da coluna ficam afetadas pela adoção de postura ereta da coluna, o que é feito erroneamente por parte de muitos praticantes. Dessa forma, a coluna acaba perdendo sua funcionalidade na minimização dos impactos verticais e torna-se a principal protagonista do aumento da compressão dos discos intervertebrais, que pode resultar em dor.

Dessa forma, a inclusão em qualquer uma das opções de condicionamento citadas, seja na rotina diária das pessoas ou como complemento ao treinamento de atletas, é de suma importância a fim de minimizar os efeitos maléficos de determinados posicionamentos, por vezes inadequados e -antianatômicos- que, quando repetidos por um tempo considerável tornam-se fatores de risco ao desenvolvimento de patologias posturais. Além disso, melhores condições de saúde e capacidade de suportar esforços prolongados, por vezes intenso, em modalidades esportivas como o ciclismo é otimizada.