9 de julho no próximo dia 8 de julho

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR CHRISTIAN BAINES

Prova mais tradicional do ciclismo brasileiro a 9 de julho não acontecerá no dia 9 por coincidir com a final da Copa do Mundo. A organização preferiu mudar a data da prova e a largada será, portanto, neste sábado às 7h30 da manhã.

Válida pelo ranking UCI América Tour, a prova reunirá os grandes nomes do ciclismo nacional. No feminino, Débora Gerhard e Luciene Ferreira, respectivamente campeã e vice-campeã brasileira de contra-relógio são, junto com Carla Gardenal, as apostas da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp para alcançar o topo do pódio.

O destaque, no entanto, fica por conta de Érika Gramiscelli (A Tribuna/Unilus). A atleta coleciona vários títulos e está bem colocada no ranking nacional. Ranking e títulos, porém, de cross country. Isso mesmo, Gramiscelli é profissional na modalidade de mountain bike e surpreendeu a todos no dia 25 de junho ao vencer o Campeonato Brasileiro de Estrada, em Londrina (PR).

Ela volta a participar de uma competição em estrada, mas garante que vai encará-la como treinamento para o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, previsto para acontecer no dia 22, na cidade de Ouro Preto (MG).

Na categoria masculina, os atletas da Scott/Marcondes César/Fadenp, Pedro Nicácio, campeão nacional de contra-relógio, Soelito Gohr, campeão nacional de estrada, e Luiz Amorim, vice-campeão nacional de contra-relógio, já garantiram presença na competição e são favoritos à vitória.