Zebra na Lombardia

Atualizado em 17 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Até o último sábado (15), Oliver Zaugg (Leopard-Trek) nunca havia vencido nenhuma prova profissional, no entanto, o ciclista atacou em Lecco para buscar sua primeira vitória na Volta da Lombardia, uma das mais importantes corridas do calendário.

Zaugg escapou sozinho e se lançou a um forte ataque em Villa Vergano, em uma subida de 10 quilômetros e se manteve até a linha de chegada. O irlandês Daniel Martin (Garmin-Cervélo) concluiu o percurso de 241 quilômetros na segunda colocação, a 8s do campeão e ao mesmo tempo de Joaquin Rodriguez (Katusha), terceiro colocado.

O suíço provou ser o atleta mais forte no último quilômetro – no chamado Muro dell’Alpino – e foi impecável na descida, onde o ciclista número um do ranking World Tour, Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), era cotado para atacar e buscar o tricampeonato da prova. Porém, o belga que afirmou na última sexta-feira (14) sentir-se bastante desgastado pela excelente – e intensa – temporada de 2011, não foi capaz de acompanhar o forte ritmo imposto pelos primeiros colocados e acabou perdeu 16 segundos para o líder, chegando à meta na 8ª colocação.

Além de Gilbert, mais ciclistas pareceram ter sentido o cansaço causado pelo final da temporada de 2011, como Ivan Basso, quarto colocado, que chegou a obter uma vantagem de dois minutos para o pelotão a 55 quilômetros do final.

Giovanni Visconti (Farnese Vini-Neri Sottoli), que concluiu a prova na frente de Gilbert, na sétima posição, demonstrou ser o mais decepcionado ao final da prova. “Foi outra oportunidade jogada fora. Não acreditei em mim mesmo e, consequentemente, não fui tão bem quanto desejava na prova e fiquei para trás na subida de Villa Vergano”, disse o italiano.

Além dos dois ciclistas, mais de 130 atletas sequer completaram a prova, concluída por apenas 63 competidores, entre os quais o campeão da Vuelta a España 2010, Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale), figurou apenas na 40ª colocação.

Classificação:

1 Oliver Zaugg (SUI/Leopard-Trek) 6h20min02s
2 Daniel Martin (IRL/Garmin-Cervélo) a 8s
3 Joaquin Rodriguez Oliver (ESP/Katusha) m.t.
4 Ivan Basso (ITA/Liquigas-Cannondale) m.t.
5 Przemyslaw Niemiec (POL/Lampre-ISD) m.t.
6 Domenico Pozzovivo (ITA/Colnago-CSF Inox) m.t.
7 Giovanni Visconti (ITA/Farnese Vini-Neri Sottoli) a 16s
8 Philippe Gilbert (BEL/Omega Pharma-Lotto) m.t.
9 Carlos A. Betancur Gomez (COL/Acqua & Sapone) m.t.
10 Riccardo Chiarini (ITA/Androni Giocattoli-C.I.P.I.) m.t.