Zabel fica aliviado com aposentadoria

Atualizado em 11 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O momento da aposentadoria é apontado por muitos esportistas como o mais difícil da carreira. Mas o alemão Erik Zabel, considerado um dos melhores sprinters de todos os tempos, parece ter a certeza de que chegou a hora de deixar o ciclismo profissional, após 16 anos de competições e 150 vitórias no calendário internacional.

“É claro que sentirei saudades, mas sem dúvida também será um alívio. Quando não se está ativo, se vive menos riscos, como provas com asfalto molhado, neve, quedas (…). É muito agradável pensar que tudo isso vai acabar”, revelou o velocista de 38 anos.

A despedida oficial de Zabel deve acontecer em uma competição no dia 26 de dezembro, em Dortmund, Alemanha. O ciclista participa nesta semana da prova de pista Seis Dias de Munique, ao lado de seu compatriota Leif Lampater, mas garante que não enxerga a disputa de forma diferente, por ser uma das últimas de sua carreira. “Aqui termina apenas outra etapa da minha vida, e nada mais”, afirmou.

O maior vencedor da camisa verde do Tour de France, que conseguiu o prêmio de melhor sprinter em seis oportunidades, também diz que sempre terá muito carinho pela competição que o levou ao sucesso, e era de “puro estresse”.