Yury Trofimov vence 2ª etapa no País Basco

Atualizado em 07 de abril de 2009
Mais em

Yury Trofimov (Bouygues Telecom) foi o vencedor da segunda etapa da Volta ao País Basco, realizada hoje, dia 7, entre as cidades de Ataun e Villatuerta, sobre um percurso de 164 km. O estônio Rein Taaramae (Cofidis), companheiro de escapada de Yury, chegou em segundo lugar. Luis León Sánchez, vencedor da etapa de ontem, foi o quinto colocado e mantém a liderança geral.

Trofimov e Taaramae foram os nomes do dia, abrindo vantagem sobre o pelotão durante a segunda escalada da jornada, de primeira categoria. O espanhol Manuel Vázquez (Contentpolis-Ampo) e o holandês Bauke Mollema (Rabobank) se uniram à dupla de escapados e a distância sobre os demais competidores chegou a ser de oito minutos.

No entanto, com o trabalho das equipes Caisse d’Epargne e Lampre, a diferença começou a diminuir. Mas Trofimov pedalou forte e conseguiu seguir na frente até faltar 13 km para a chegada, quando Taaramae conseguiu alcançá-lo. O russo, porém, não desistiu e continuou com velocidade até o final da prova, cruzando a meta em 4h12min45s, 5s à frente de Taaramae. Em terceiro lugar, ficou o suíço Michael Albasini (Columbia), que completou a corrida junto com o pelotão, a 1min10s.

Amanhã será realizada a terceira etapa da Volta ao País Basco, em um percurso de 172,5 km entre as cidades de Villatuerta e Eibar, com uma montanha de terceira categoria, duas de segunda categoria e duas de primeira categoria.

Classificação na etapa:
1) Yury Trofimov (RUS/ Bouygues Telecom) em 4h12min45s
2) Rein Taaramae (EST/ Cofidis) a 5s
3) Ben Swift (GBR/ Katusha) a 1min10s
4) Michael Albasini (SUI/ Columbia) m.t
5) Luis León Sánchez (ESP/ Caisse d’Epargne) m.t

Classificação geral:
1) Luis León Sánchez (ESP/ Caisse d’Epargne) em 7h41min23s
2) Samuel Sánchez (ESP/ Euskaltel-Euskadi) m.t
3) Jérôme Pineau (FRA/ Quick Step) m.t
4) Christian Knees (ALE/ Milram) m.t
5) Alexandr Kolobnev (RUS/ Saxo Bank) m.t