XTrial reuniu atletas em novo formato de prova

Atualizado em 15 de dezembro de 2009
Mais em

O XTrial Cross Triathlon encerrou o calendário 2009 com sucesso no novo formato de prova, o “Short Track”. A disputa foi realizada neste último domingo (13), na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.

O novo formato de Cross Triathlon realizado pela SB5 Eventos e TRIAL em parceria com a FETRISC – Federação de Triatlo de SC e Projeto TAMAR/Barra da Lagoa, e reuniu cerca de 150 atletas nas provas de Cross Running e Cross Triathlon.

O novo formato de prova resgata para o Cross Triathlon a origem das provas de mountain bike e corrida “Cross Country”, que são provas com percurso 100% em trilhas e single track, sendo que o percurso de mountain bike é realizado em duas voltas em terreno 100% pedalável sem sair das trilhas, sendo ao mesmo tempo técnico e acessível a atletas de todos os níveis, principalmente amadores e aqueles que vão para curtir o triathlon e o cross country.

No sábado no final de tarde, às 18h, teve a largada do Cross Running 7k, a prova teve grande participação das mulheres, sendo a prova feminina vencida pela atleta local Camila Campagnola da equipe Mega/Racer de Florianópolis/SC.

No masculino, a prova foi marcada pela presença e disputa entre Corredores de Rua e atletas de Cross Triathlon, sendo que quem levou a melhor foi o paulista especialista em Cross Triathlon Rodrigo Altafini, que usou muito de sua experiência para chegar na frente entre as trilhas e praias deste desafio. A prova do Cross Running deu prêmio de R$ 1.700,00 aos seus campeões da geral masculino e feminino.

No domingo, após uma grande tempestade no sábado à noite e previsão metereológica de muita chuva e mar agitado, os atletas foram agraciados com um amanhecer ensolarado e mar mais tranquilo, o que deu à prova o toque final para o sucesso dos atletas e um registro de belas imagens deste desafio.

Após a natação de 1 km em sentido paralelo à praia, o primeiro homem a sair do mar foi Igor Amorelli de Balneário Camboriú/SC, com Thiago Rogalla seguindo de perto, muito próximo a eles vinha um grande grupo com atletas de renome no cross triathlon como Felipe Moleta, Rodrigo Altafini, Quinhão, Olides Neto e outros bons nadadores.

Na etapa do ciclismo se evidenciou a disputa neste novo formato de evento, no qual as rápidas trilhas mantiveram os atletas muito próximos na trilha, com as características de um legítimo mountain bike cross country. Apesar de os lideres estarem próximos, ninguém conseguiu tirar a liderança de Igor no circuito da MTB, Rodrigo Altafini que vinha muito forte e se aproximando, teve vários problemas em sua bicicleta e ficou para trás. Na corrida, Igor imprimiu um ritmo muito forte na trilha e abriu uma boa vantagem que lhe garantiu o título de campeão geral.

No feminino, as ondas da Barra da Lagoa não assustaram as meninas que saíram da água muito próximas, com Alessandra Carvalho na liderança. Logo no início do mountain bike, a experiência em trilhas fez a diferença e Camila Campagnola rapidamente alcançou Liege de Souza que vinha na segunda colocação. As duas ultrapassaram Alessandra Carvalho no MTB e disputaram a liderança pelas trilhas com muita competitividade. Na corrida, Camila Campagnola saiu da transição como um ritmo forte e garantiu a sua vitória repetindo a sua força no trail run que lhe deu o título de campeã do Cross Running.

A prova Short Track teve um percurso acessível a todos os atletas e resgatou o velho espírito do MTB Cross Country aos atletas mais experientes como Gerson Doll, Rodrigo Altafini e outras feras do Cross Triathlon.

Outro grande diferencial foi a premiação de R$ 15.000,00, distribuída entres os 5 melhores homens e mulheres da geral e prêmio em dinheiro aos 3 primeiros colocados de cada categoria de idade: masculino, feminino e revezamento, 

Em 2010 o XTRIAL tem previsão de duas provas, uma no primeiro semestre e outra no segundo, respectivamente nos meses de abril e setembro

Resultado XTrial Cross Triathlon

Geral Masculino
1- Igor Amorelli – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 1h35m08s
2- Thiago Rogalla – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 1h36m47s
3- Felipe Moletta – Amaral Triathlon/Curitiba,PR – 1h37m19s
4- Olides Milezzi Neto – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 1h39m39s
5- Rodrigo Baltazar – RoyalTri/Florianópolis,SC – 1h41m44s

Geral Feminino
1- Camila Campagnola – Mega/Florianópolis,SC – 1h59m04s
2- Liege Carolina de Souza – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 2h00m06s
3- Júlia Kruger Romariz – RoyalTri/Florianópolis,SC – 2h03m16s
4- Alessandra Carvalho – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 2h06m44s
5- Vanuza Regina Maciel – Mega/Florianópolis,SC – 2h16m34s

Resultado XTrial Cross Running 7 km

Geral Masculino
1- Rodrigo Altafini – SCOTT/Itapira,SP – 26m05s
2- Thiago Rogalla – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 26m25s
3- Cláudio Benizdo Couto – Florianópolis,SC – 26m30s
4- Marco Antonio Costa – QuinhãoTri/Itapiratiba.SP – 27m13s
5- Bruno Boppré Besen – RoyalTri/Florianópolis – 27m25s

Geral Feminino
1- Camila Campagnola – Mega/Florianópolis,SC – 30m20s
2- Alessandra Carvalho – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 30m38s
3- Ana Cláudia Jesus – Eletrosul/Florianópolis,SC – 31m09s
4- Liege Carolina de Souza – TRIAL/Balneário Camboriú,SC – 33m13s
5- Luiza Ramos Cruz Moura – PowerFit/Florianópolis,SC – 33m46s

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom