XTerra Estrada Real agitou Minas Gerais

Atualizado em 29 de novembro de 2009
Mais em

No Duathlon, Ernani Souza, mineiro de Conselheiro Lafaiete, venceu a disputa no masculino. Ele percorreu os 3 km de corrida, 28 km de mountain bike e mais 9 km de corrida em 2h13min25. A segunda colocação ficou com o norte-americano Dominic Gillen (2h15min22) e a terceira com Frederico Zacharias (2h19min32).

“Fiz a prova no meu ritmo. Cada momento que via um adversário à minha frente, ganhava mais motivação e mais energia a mais para ultrapassá-lo”, comentou Ernani Souza que em Ouro Preto havia sido o terceiro colocado.

“A segunda parte da corrida foi a mais complicada com muita lama e muitas subidas e descidas durante o percurso de bike. Das provas que eu participei aqui no Brasil, essa foi a mais dura”, analisou Dominic Gillen, melhor americano no XTerra Richmond por quatro anos, de 2002, 2003, 2004 e 2006.

No feminino, a americana Shonny Vanlandingham confirmou o favoritismo e venceu  prova de duathlon com o tempo de 2h29min25, quase 20 minutos à frente da segunda colocada, a paulista Cristina Carvalho (2h47min43). Em terceiro ficou a santista Luzia Bello (3h8min22).

“A competição foi boa, com tudo que eu esperava: muita lama e terrenos escorregadios. As partes mais difíceis foram mesmo as subidas, muito íngremes”, disse a americana, segunda colocada no XTERRA Series americano em 2009, além de ter sido terceira colocada no Mundial de 2008, no Havai.

“A prova foi muito difícil do começo ao fim. Terminei a primeira parte da prova colada na americana mas na bike meu desempenho não foi tão bom e ela acabou abrindo vantagem na liderança. Mas, graças a Deus, me mantive firme e consegui chegar em segundo lugar”, comemorou Cristina.

XTerra MTB Cup – O último dia do XTERRA Regional Estrada Real Tiradentes-São João del Rei foi marcado por muita velocidade. Mesmo passando por trilhas cheias de lama por causa do temporal que atingiu as duas cidades históricas na noite do último sábado, os mountain bikers aceleraram muito durante os 45km do percurso do XTerra MTB Cup.

Depois das provas de Duathlon, do Night Trail Run e do XTerra Kids, no sábado, o domingo foi só das bicicletas. Rubens Donizete, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e melhor latino-americano no Mundial de 2009, repetiu o feito da etapa de Ouro Preto e foi bicampeão com o tempo de 2h30min21s.

Rubens foi seguido de perto por Moisés Lourenço, o Monobloco, que chegou apenas um segundo depois do campeão. Em terceiro ficou Daniel Carneiro, de 24 anos, que repetiu a colocação dele no último XTerra.

No feminino, a americana Shonny Vanlandingham foi a campeão com o tempo de 2h51min27s. Erica Gramiscelli, que havia sido campeã em Ouro Preto, ficou na segunda colocação com o tempo de 2h52min34s e Cristina Carvalho, em terceiro.

Nesta edição, os participantes largaram em comboio até São João del-Rei de onde houve a relargada. Nas três provas, mais de 80 atletas participaram do XTerra Regional Estrada Real Tiradentes-São João Del Rei. O Duathlon reuniu 100 competidores, o Night Trail Run teve cerca de 500 participantes, e o MTB Cup contou com em torno de 250 ciclistas.

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom