Wanderley Gonzáles responde a Adir Romeo

Atualizado em 28 de junho de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

“Ele disse que apresentaria os tempos e não mostrou”. Assim o ciclista Wanderley Gonzáles iniciou sua resposta às afirmações do técnico da seleção brasileira de Pista, Adir Romeo, referindo-se aos resultados das seletivas de Curitiba e do Pan-americano de Ciclismo da Venezuela, realizado em maio.

As três seletivas realizadas em Curitiba, que garantiriam vagas no Pan Rio 2007 aos melhores tempos na prova de velocidade olímpica, são o principal alvo da polêmica. Na primeira etapa, dez ciclistas participaram das provas. Destes, oito realizaram a segunda seletiva e apenas seis ficaram para a terceira etapa – os mesmos atletas chamados para disputar a competição na Venezuela.

De acordo com Wanderley, a marcação de tempo nas provas de velocidade, que acontecem nos velódromos de 250 metros, é feita e controlada por uma fotocélula eletrônica, como as das corridas de Fórmula 1. Assim que o ciclista cruza a linha de chegada, seu tempo é computado automaticamente. Mas o procedimento não é padrão e não foi adotado nas seletivas.

“Em Curitiba, o tempo foi marcado com um cronômetro manual por Adir. A cada chegada, ele falava os tempos de cada competidor. Por isso, soubemos o tempo que cada um fez”, disse Wanderley.

O técnico Adir Romeo, em comunicado oficial distribuído pela Confederação Brasileira de Ciclismo, justificou a não-convocação de Wanderley Gonzáles, Vanderlei Silva e Robson Vieira ao alegar que o trio não atingiu os índices de tempo estabelecidos e, também, por questões comportamentais e disciplinares.

Esta afirmação também é rechaçada por Wanderley. “Tivemos um acidente na prova da Venezuela, que foi gravada em vídeo pelo Adir e pelo José Luiz Vasconcelos (presidente da CBC). Tirando o tempo perdido no acidente, teríamos feito o 4º ou 5º tempo. Isso está gravado, pode ser provado”, disse.

“O Marcos (Marcos Vinícius Alcântara, que está na seleção do Pan) fez mesmo o melhor tempo, mas na prova de velocidade. Nosso índice era de outra prova, a de velocidade olímpica. Foi dito que os ciclistas com os melhores tempos levariam a vaga. E esses tempos estão com Adir”.


O técnico Adir Romeo

O técnico Adir Romeo, em entrevista ao Prólogo, afirmou ter convocado Marcos Vinícius Alcântara porque somente ele teria atingido os índices de tempo. E também deixou claro que pretende evitar mais polêmicas, dedicando-se unicamente à preparação para os Jogos Pan-Americanos, além de reportar-se sobre o assunto, daqui em diante, somente ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro.

Wanderley Gonzáles, por sua vez, garante que não deixará o assunto sem resolução. “Acredito que seja possível, por meio de um advogado, pedir junto ao COB a anulação da seletiva. Mas isso custa caro e estamos sozinhos. Revolto-me porque treino há um ano para que alguém me corte em 20 dias”, desabafou. “Eu, o Vanderlei e o Robson não estamos mais preocupados em competir, mas em fazer justiça”, finalizou o ciclista.