Volta SP: argentino vence etapa de abertura

Atualizado em 20 de abril de 2008
Mais em

O ciclista argentino Edgardo Simon (Scott/Marcondes César/São José dos Campos) foi o primeiro colocado na primeira etapa da Volta Ciclística do Estado de São Paulo, nesse domingo, 20 de abril.

O atleta argentino, que estréia no time brasileiro, garantiu a vitória no sprint final, após 20 voltas na pista do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, com o tempo de 1h58min29s, mesmo tempo do segundo e do terceiro colocados, o uruguaio Álvaro Tardaguila, da Seleção do Uruguai, e do brasileiro Alex Diniz, também da Scott/Marcondes César/São José dos Campos, respectivamente.

A primeira etapa da Volta do Estado 2008 não teve surpresas. Com temperatura baixa, os ciclistas imprimiram um ritmo forte desde o começo, apesar da pista molhada por causa da chuva da madrugada. Uma vez que a competição é longa e com etapas duras pela frente, as equipes preferiram não arriscar nas fugas, deixando a decisão para o final. Na última volta, o pelotão chegou embalado para a bandeirada e a equipe Scott/Marcondes César/São José dos Campos mostrou porque é uma das melhores do país colocando dois ciclistas no pódio.

“Foi um ótimo trabalho da equipe, que conseguiu me deixar em boas condições para ganhar a etapa. O percurso de Interlagos é duro e somente tive certeza da vitória nos 50 metros finais”, disse Edgardo.

Alex Diniz, único brasileiro no pódio da etapa de abertura, destacou a importância de largar na frente. “Começar uma competição como esta, largando na frente é ótimo, pois nos motiva a manter um ritmo forte e buscar, a cada etapa, um resultado positivo”, falou.

Próximas etapas
A competição prossegue nesta segunda-feira com a segunda etapa, entre Sorocaba e São Carlos, com 231,1 km. A largada está prevista para às 7h, na Avenida Antonio Carlos Comitre, em frente à padaria Real, no bairro Campolin, com transmissão ao vivo no Bom Dia São Paulo. O encerramento será no dia 27, com o trajeto Jundiaí/São Paulo, e chegada na Avenida Chucri Zaidan, em frente à sede da Rede Globo de Televisão.

A Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo 2008 conta pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e serve como preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto deste ano.