Volta Ciclística do Futuro testa novos talentos para a Rio 16

Atualizado em 31 de janeiro de 2012
Mais em

Aguardada por jovens atletas de todo país, a 6ª Volta Ciclística do Futuro prepara as grandes promessas para as Olimpíadas Rio 2016. A prova acontece na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, nos dias 23, 24, 25 e 26 de Fevereiro de 2012. 
O evento é do tipo Volta Ciclística, nos moldes da Volta Ciclística do Estado de São Paulo, composta por quatro etapas distintas, onde os resultados dos atletas em cada etapa são somados. O ciclista que obtiver o menor tempo dentro das etapas é sagrado o campeão de sua categoria.
A 6º Volta Ciclística do Futuro, tem duas etapas de circuito (atletas competem todos juntos em sua categoria), uma etapa de Contra-Relógio (distância igual para todos onde quem fizer o menor tempo ganha), e uma etapa de estrada (longas distâncias percorridas em estrada comum).
Para participar, o atleta deve estar devidamente filiado a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e em sua federação estadual de origem. No caso de equipes e/ou atletas estrangeiros, devem estar devidamente regularizados na União Ciclística Internacional (UCI). As categorias permitidas serão Júnior (nascidos em 1995 ou 1994), Juvenil (nascidos em 1996 ou 1997) e Infanto-Juvenil (nascidos entre 1998 e 2000).
Uma das novidades para esse ano foi a abertura das categorias femininas na Volta. Até o ano passado apenas garotos participavam do evento. Para este ano, além do acréscimo da categoria Infanto-Juvenil, garotos e garotas competirão em sua categoria.
A 6ª Volta Ciclística do Futuro é um evento reconhecido pela CBC como prova do calendário nacional, como uma prova de Classe 2 (classificação utilizada pela CBC de acordo com a dificuldade da prova).
As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pelo site da Federação Paulista de Ciclismo (www.fpciclismo.org.br) até o dia 20 de fevereiro, impreterivelmente. Não serão aceitas inscrições após essa data.
A 6ª Volta Ciclística do Futuro é um evento realizado pela Federação Paulista de Ciclismo e MZ2 Eventos, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos e Parque Eco Esportivo Damha.
Programação
QUINTA-FEIRA – 23 DE FEVEREIRO: CONGRESSO TÉCNICO
Horário: 18h00
Local: Paço Municipal – Rua Episcopal, 1575 – (térreo) – Centro. (Ref. Atrás da Catedral)
SEXTA-FEIRA (MANHÃ)– 24 DE FEVEREIRO: CONTRA RELÓGIO INDIVIDUAL – 1º ETAPA
Local: Parque Eco Esportivo Damha
Como Chegar: SP 318, Km 234 – Rodovia Thales de L. Peixoto Jr. sentido São Carlos-Ribeirão Preto (placa Parque Eco-Esportivo Damha) (5 km de distância do centro de São Carlos)
SEXTA-FEIRA (TARDE)– 24 DE FEVEREIRO: CIRCUITO – 2a ETAPA
Local: Parque Eco Esportivo Damha
SÁBADO – 25 DE FEVEREIRO: 3a ETAPA – ESTRADA
Local: Água Vermelha / Santa Eudóxia / Água Vermelha.
Como Chegar: SP 318 – Rodovia Thales de L. Peixoto Jr sentido São Carlos – Ribeirão Preto KM245 (placa Água Vermelha , Santa Eudóxia , Retorno) – (10km de distância do centro de São Carlos)
DOMINGO – 26 DE FEVEREIRO: CIRCUITO – 4a ETAPA
Local: Parque Eco Esportivo Damha
Junto da 6ª Volta Ciclística do Futuro, será realizada a 1ª Volta Ciclística Feminina do Brasil, que terá as mesmas etapas da Volta do Futuro, mas é um evento para a Elite Feminina. No Domingo, no Parque Eco Esportivo Damha, também será realizado o 2º Troféu Eco-Bike Damha, aberto para ciclistas de todas as idades.
Mais informações poderão ser obtidas através do site da FPC, www.fpciclismo.org.br.