5ª Volta ao Lago Caixa

Atualizado em 23 de junho de 2008
Mais em

A equipe da UniDF, composta de oito atletas, confirmou o favoritismo e venceu pela terceira vez os 100 km da Volta do Lago Caixa, realizada neste domingo, 22 de junho, em Brasília. Os campeões precisaram de 5h32min34s para completar o percurso com trechos que variavam entre 3 e 10 km. O segundo lugar ficou com a SuperCei, com o tempo de 5h40min50s, seguida pela equipe do Obcursos que marcou 5h51min21s.

“É sempre um prazer participar da Volta do Lago porque essa competição é, acima de tudo, uma confraternização para a equipe. Ela estimula a união do grupo”, disse André Bezerra, treinador da equipe vencedora. “Viemos preparados para adversários que prometeram nos dar trabalho. Como conseguimos abrir boa vantagem a partir da metade da prova, só administramos o ritmo”, completou.

Os atletas percorreram os principais pontos turísticos da capital federal no evento que teve como novidade a categoria individual. Os 12 atletas inscritos para correrem sozinhos os 100 km largaram às 5h. Já os integrantes das equipes amadoras partiram às 6h30. Uma hora e meia mais tarde, foi a vez dos atletas intermediários iniciarem o percurso e às 9h corredores da elite largaram.

O vencedor da categoria individual foi Fábio Santos, 43 anos, morador de Gama, que completou a prova em 8h32m. “Bati meu recorde. Esperava fechar a prova em 8h40min”, comemorou o atleta. “A corrida toda é uma superação. Não interessa quanto se está correndo”. Completou Fábio que considerou a subida do Paranoá o ponto de maior dificuldade.

Os competidores passaram por seis parques e 14 pontos da cidade e o organizador da corrida, Antônio Bastos Júnior, destacou a variedade do percurso. “É um trajeto que explora bem os atletas, com trechos de subida, estrada de terra e declives”, comentou.

Outro destaque da prova A organização da Volta do Lago Caixa tem, desde a edição passada, compromisso com o meio ambiente. Este ano, serão plantadas 250 mudas de árvores nativas da região em local ainda a ser definido. A idéia é repor à natureza tudo o que foi gasto durante a corrida, ou seja, neutralizar os carbonos produzidos durante a prova. O cálculo foi realizado por um engenheiro florestal que avaliou todo o material advindo de matérias fósseis, como gasolina, diesel, copos plásticos, confecção de camisetas, cartazes, papéis e energia elétrica.

Resultados:
Individual

1º Fábio Santos (8h32min45s)
2º Juvam Mary Palmeira (8h48min22s)
3º Gilberto Nassif (9h21min28s)
Elite
1º UniDF/Free Corner (5h32min34s)
2º Supercei (5h40min50s)
3º Obcursos (5h51min21s)