Vitória do dono da casa

Atualizado em 01 de novembro de 2009
Mais em

Por Maurício Belfante

Não deu para Marílson dos Santos. A 40ª Maratona de Nova York ficou com o americano Meb Keflezighi, que venceu com o tempo de 2h09min14s, quebrando um tabu de 27 anos sem uma vitória de um fundista dos Estados Unidos. Keflezighi nasceu na Eritréia, mas naturalizou-se americano em 1998. Atrás do atleta de 24 anos veio o queniano Robert Cheruiyot, em segundo, com 2h09min57s e o marroquino Jaouad Gharib em terceiro.

Marílson conseguiu acompanhar o pelotão da frente até pouco mais da metade da prova, mas perdeu ritmo e distanciou-se dos adversários.

Já entre as mulheres, a etíope Derartu Tulu, de 37 anos, conseguiu levar nos últimos quilômetros o título, ao completar a distância em 2h28min52s. A russa Ludmila Petrova, de 41 anos, disputou até o final a primeira posição, mas acabou em segundo. Na sequência, a francesa Christelle Daunay ficou em terceiro. A britânica Paula Radcliffe liderou boa parte da prova, mas nos últimos quilômetros deixou a vitória escapar e perdeu ritmo, chegando em quarto.