Vitória na persistência

Atualizado em 23 de março de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Nick Nuyens (Saxo Bank) conquistou a Dwars door Vlaanderen após andar escapado e superar seu companheiro de fuga, o britânico Geraint Thomas (Sky) e o americano Tyler Farrar (Garmin-Cervèlo), segundo e terceiro respectivamente.

Nuyens e Thomas atacaram quando restavam 20 km para a meta. Frederic Amorison (Landbouwkrediet) chegou a juntar-se a dupla, mas logo foi descartado. Os fugitivos não conseguiram impor uma grande vantagem sobre o pelotão, mas resistiram até a linha de chegada.

Nuyens tem em seu currículo vitórias no GP de Wallonie, Kuurne-Bruxelas-Kuurne e Omloop Het Volk.

Frederic Amorison (Landbouwkrediet), Rob Goris (Veranda’s Willems-Accent), Tom Veelers (Skil-Shimano) e Dries Hollanders (An Post-Sean Kelly) protagonizaram a primeira fuga da etapa na primeira montanha do dia, o Nieuwe Kwaremont.

Na subida do Eikenberg, o belga Tom Boonen (Quick Step) acelerou o ritmo e quebrou o pelotão. Após Boonen, a Leopard-Team mostrou sua força coletiva com Joost Posthuma. O time luxemburguês liderou o grupo na busca dos escapados.

Nick Nuyens também iniciou a perseguição, mas cambaleou e Boonen passou a forçar o ritmo, com Van Avermaet, Flecha e Cancellara em sua roda.

A fuga de Amorison e Goris tinha 1min30s de vantagem. Enquanto isso, Alessandro Ballan (BMC), Stijn Devolder (Vacansoleil-DCM) e Niki Terpstra (Quick Step) sobravam do pelotão. Nick Nuyens e Geraint Thomas (Sky), então, decidiram arriscar e saltaram em busca de Amorison e Goris, que não sobreviveu ao ritmo dos companheiros de fuga.

Nuyens embalou o trio até o último quilômetro, quando ele e Thomas aceleraram o ritmo e lutaram pela vitória no sprint final.

Classificação

1 Nick Nuyens (Bel) Saxo Bank Sungard 4:39:55
2 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling
3 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo
4 Mathew Hayman (Aus) Sky Procycling
5 Baden Cooke (Aus) Saxo Bank Sungard
6 Marco Marcato (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
7 Leif Hoste (Bel) Katusha Team
8 Thomas Leezer (Ned) Rabobank Cycling Team
9 Tom Boonen (Bel) Quickstep Cycling Team
10 Dominique Rollin (Can) FDJ