Vitória alemã na Bahia

Atualizado em 24 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Os alemães Steffen Thum e Simon Gegenheimer foram os vencedores do prólogo do Brasil Ride, disputado neste domingo, na cidade de Mucugê (BA), na Chapada Diamantina. Os números 3 e 4 do planeta no circuito mundial de maratona, bateram o recorde da etapa com o tempo 29min55s. Pela prova feminina, o domínio foi de Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo. Já na categoria mista, Brian e Jennifer Smith confirmaram o favoritismo e entre os atletas mais experientes (categoria Máster, acima dos 40 anos), os suíços Barti Bucher e Hansjuerg Gerber, marcaram o melhor tempo.

Na disputa para ver quem é o melhor conjunto brasileiro, a dupla formada por Josemberg Pinho e Rafael Mendes (JC Bikes) saiu na frente, seguido de perto pelos mineiros Hugo Prado Neto e Douglas Neto (OCE-Treine/KHS/Infanti) e Uirá de Castro e Gustavo Santos (Specialized/LM/Tripp).

O Brasil Ride, apesar de estar na sua segunda edição, já é considerada uma das maiores competições de mountain bike do mundo, sendo comparado ao Cape Epic. Atletas de 18 países e 14 estados brasileiros estão envolvidos nesta prova por etapas. E a segunda edição da disputa se iniciou ao redor da cidade de Mucugê, na Bahia, com uma etapa de 13 quilômetros, realizada em meio a montanhas, rios e vegetação, que servem como porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O estágio contou com alguns obstáculos para os ciclistas, como pedras, areia, rio, trecho urbano e trilhas técnicas, que serviram de aperitivo para a competição, que conta com 602,9 quilômetros de extensão no geral, dos quais 11.359 metros são de subidas, acumuladas em sete dias de prova, compartilhada por atletas renomados e por atletas amadores.

A prova desta segunda-feira (24) deve apresentar dificuldades para os competidores. O estágio terá 145 km no total e, apesar de que os 130 km iniciais serão quase planos, haverá duas grandes subidas pela frente.