Vinokourov vence contra-relógio e assume liderança

Atualizado em 13 de junho de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

Alexander Vinokourov foi o grande nome da prova desta quarta-feira, válida pela terceira etapa do Critérium du Dauphiné Libere. O ciclista da equipe Astana levou a melhor nos 40,7 km do percurso com saída e chegada em Anneyron e anda arrebatou a liderança da competição.

Vino, vencedor da Vuelta a España em 2006, confirmou sua condição de aspirante à conquista do próximo Tour de France, com o resultado do contra-relógio desta terceira etapa. Seu companheiro de equipe e compatriota, Andrey Kashechkin, foi o segundo na prova e também assume a vice-liderança na classificação geral. Ao lado do espanhol Alejandro Valverde, surpreendentemente em nono lugar na classificação geral, o cazaque é mais um favorito à vitória na França.

A etapa desta quinta-feira, que pode mais uma vez alterar toda a classificação, terá 197 km, em um percurso que vai de Hauterives a Mont-Ventoux. Em 2006, o russo Denis Menchov, da equipe Rabobank e 4º colocado na classificação geral atual, venceu a etapa com final na mítica montanha. Naquele mesmo dia, o americano Levi Leipheimer, na época competindo pela Gerolsteiner, assumiu a ponta da classificação e liderou a competição até a vitória final..