Vino: "Quero a camisa amarela por alguns dias"

Atualizado em 02 de maio de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Alexander Vinokourov (Astana) encerrou sua participação na primeira parte da temporada 2011 com um terceiro lugar na classificação geral da Volta da Romandia.

Foi a primeira vez que o experiente ciclista cazaque disputou a competição e, apesar de ficar sem o título, Vinokourov considerou positivo o resultado, principalmente pela vitória na 3ª etapa.

“Fiquei satisfeito por ter vencido uma etapa”, disse Vino. “ E não estou decepcionado com a classificação geral. Fiz o possível, venci uma etapa e dei o máximo na crono, mas Evans foi impressionante e mereceu o título.”

Vinokourov tentou um ataque a 2 km da meta, ainda sonhando com o título no geral, mas não teve sucesso na sua investida. “A Sky manteve o ritmo muito forte, não consegui atacar da maneira deseja. Nem sempre funciona!” afirmou o ciclista de 37 anos.

Seu principal objetivo na sequência da temporada é o Tour de France, no entanto, antes ele disputa a Dauphinè-Liberè. Neste ano Vinokourov conquistou a 3ª etapa da Volta do País Basco e terminou entre o top 10 no geral, além de ficar em quarto na Fleche-Wallonne.

“Agora vou descansar um pouco. Esta corrida marcou o fim da primeira parte da temporada”, explicou Vinokourov. “Este ano eu comecei devagar. Estava em forma no País Basco – onde venceu a terceira etapa. Eu não tive tanta sorte nas clássicas e, na Romandia, me senti melhor. Agora vou repousar uma ou duas semanas, depois treino na altitude e sigo para a Dauphinè.”

“Serei o líder da Astana no Tour de France, mas não tenho o objetivo de buscar o título no geral. Vencer alguma etapa é o principal sonho, mas desejo vestir a camisa amarela por alguns dias.”