Viagem por mais de 14 estados dos Estados Unidos

Atualizado em 17 de abril de 2006
Mais em

Prezados amigos, familiares, parceiros:

Gostaria de compartilhar com vocês minha recente aventura em terras do Tio Sam.

Participei da RACE ACROSS AMERICA (RAAM), tradicional competição de ciclismo e considerada a prova esportiva mais difícil do mundo.

Em dupla com meu parceiro Marquinhos, e contando com uma equipe de apoio de 8 verdadeiros amigos (cinco brasileiros e três americanos), 1 Van, 1 Motorhome, muita vontade e determinação, atravessamos 14 estados americanos e nada mais do que 5.000 quilômetros, largando de San Diego, na Califórnia, no dia 21/06 e chegando em Atlantic City (NJ) no dia 30/06.

Percorremos desertos, aonde a temperatura máxima chegou aos 46 °C e a mínima aos 5ºC; chegamos a altitudes variando desde abaixo do nível do mar até próximo dos 3.000 m; vencemos montanhas como os Montes Apalaches e planos entediantes como o New Mexico; cruzamos o Rio Mississippi e finalmente chegamos no famoso calçadão (Boardwalk) da simpática Atlantic City, com seus cassinos movimentados e noites badaladas.

Tudo isso em 8 dias e 14 hs, terminando em 2º lugar!

Apenas aqueles que um dia vivenciaram uma RAAM podem atestar a grandiosidade do passeio, ainda que nem mesmo os próprios staffs sabem o que é atravessar os EUA numa bicicleta.

Definitivamente, a experiência da RAAM mudou a maneira de eu ver o mundo, as pessoas, a mim próprio e com certeza minha vida!

O calor escaldante dos dias, o frio terrível das noites estreladas, as doloridas e infindáveis montanhas, os desesperos, os choros, as alegrias, os lugares quem nem me lembro de ter passado e todos demais momentos solitários que passei montado na minha bike durante aqueles 8 dias certamente ficarão eternos em minha memória.

Para aqueles que não foram, ficam algumas lembranças da RAAM.

Para aqueles que foram e me ajudaram a realizar um sonho, desculpem minhas lágrimas, mas meu muito obrigado, ficando sempre a vontade de voltar.

Saudações Esportivas,

Ronaldo Mattar

RACE ACROSS AMERICA 2004 (RAAM)
San Diego/CA – Atlantic City/NJ
5.000 Km (3.000 miles) non-stop …!!!
TEAM TBW BRASIL
2nd. Place – 8 Days, 14 hrs.
www.raceacrossamerica.org