Vencedores da 2ª etapa do Troféu Brasil

Atualizado em 27 de abril de 2009
Mais em

O paulista Fábio Carvalho e a brasiliense Mariana Ohata foram os vencedores da segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon, realizada na manhã deste domingo, dia 26, na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Bicampeão do circuito, Fábio completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h58min45s, com uma vantagem de 28s sobre o paranaense Juraci Moreira, segundo colocado. Já Mariana, que não participava da competição desde 2005, terminou o percurso em 2h16min33s, seguida pela paulista Vanessa Gianinni, a 3min30s.

Carla Moreno e Marcus Fernandes, vencedores da primeira etapa da prova, realizada em março, não completaram o desafio. Carla abandonou a disputa no início do pedal, e Marcus acabou penalizado na mesma modalidade.

“Comecei muito devagar a natação e acabei saindo lá trás. Com isso, tive de forçar no pedal, o que acabou dificultando na corrida. Felizmente, deu para segurar e acabei até finalizando com uma boa distância”, contou Fábio, que assumiu a liderança do circuito, com 257,5 pontos.

Juraci Moreira, que voltou às competições depois de passar dois meses se recuperando de uma lesão aguda no tendão de Aquiles, considerou merecida a vitória do oponente: “Não dá para ficar bravo quando seu adversário foi superior. Pensei que ele teria maior dificuldade, pois está se preparando para o Ironman, mas ele segurou bem no final. Diante disso, resta-me dar os parabéns”, disse o paranaense, que também fez um alerta aos adversários. “Estou de volta e prometo dar trabalho daqui para frente”.

Mas, diferente de Fábio, Mariana Ohata liderou a disputa de ponta a ponta. “Tudo encaixou muito bem. Fiz uma boa natação, pedalei bem e na corrida, que é uma modalidade que tem merecido maior atenção nos treinos, consegui manter o bom ritmo. Aliás, consegui administrar bem a vantagem. E quando a Carla abandonou no começo do ciclismo, a situação ficou melhor. Precisei apenas controlar o ataque da Vanessa Gianinni”, contou Mariana, que também se prepara para o Ironman Brasil. Contudo, quem assumiu a liderança da classificação geral foi a segunda colocada Vanessa Gianinni, beneficiada com a desistência de Carla Moreno. Ela soma agora 267,5 pontos.

Classificação na etapa:
Masculino
1) Fábio Carvalho (BRA) – 1h58min45
2) Juraci Moreira (BRA) – 1h59min13
3) Santiago Ascenço (BRA) – 2h00min50
4) Igor Amorelli (BRA) – 2h01min15
5) Paulo Henrique Miyashiro (BRA) – 2h03min55

Feminino
1) Mariana Ohata (BRA) – 2h16min33
2) Vanessa Gianinni (BRA) – 2h20min04
3) Fernanda Garcia (BRA) 2h22min17
4) Maria Soledad Omar (ARG) – 2h23min18
5) Gisele Bertucci (BRA) – 2h24min27