Vença as dificuldades

Atualizado em 30 de agosto de 2007
Mais em

Corredores contam as principais dificuldades da Corrida do Inverno e treinadores indicam o que fazer para se preparar melhor para a próxima prova do Circuito das Estações Adidas, em São Paulo

 

Por Juliana Saporito

 

Superar dificuldades para vencer desafios. Esse é o objetivo de quem participa das corridas de rua em São Paulo e, certamente, é o que vai motivar os mais de 3 mil corredores esperados para a Corrida da Primavera no Circuito das Estações, em outubro. A prova será realizada no dia 7, com largada e chegada no estádio do Pacaembu, mesmo local das outras provas.

 

Quem já participou pode usar a experiência para ter um melhor desempenho desta vez. A juíza Danielle Santiago Rocha, 34, gostou do percurso quando esteve na Corrida do Inverno deste ano, mas enfrentou dificuldades. “O ponto mais difícil de toda a prova é a subida que leva ao Elevado (Costa e Silva, o Minhocão). Senti muita falta de fôlego, mas continuei”, contou Danielle.

 

É fato que as subidas são as principais vilãs do percurso, mesmo para os mais experientes. Rogério Gomes da Silva, 26, concorda. “A prova é muito boa, costumo me sair bem. Mas a subidas são complicadas. O ar fica diferente quando subimos o Minhocão”, contou.

 

Jéssica Canoletti é personal trainer da Fórmula Academia e diretora técnica do Núcleo Respirar, Assessoria de Qualidade de Vida e Saúde. Ela dá algumas dicas para que você se prepare para uma melhor prova e, se for correr pela primeira vez, esteja pronto para fazer bonito.

 

“Os três pontos principais que devem ser trabalhados para um bom desempenho em provas desse tipo são a técnica, a respiração e o fortalecimento muscular. Como o percurso é conhecido, é possível realizar um treinamento específico, focado nessas necessidades”, assegurou a profissional.

 

Suba com técnica

“Diminuir a amplitude das passadas e aumentar a freqüência delas torna a subida menos cansativa”, falou Jéssica. Outra dica importante é manter a postura ereta, inclinando o tronco mais à frente. Assim é possível distribuir melhor o peso corporal e evitar o desgaste físico.

 

Respire corretamente

Jéssica explica ainda que não há problemas em respirar pela boca, como muitas pessoas acreditam. O importante é manter o ritmo da respiração, inspirando lentamente e expirando com mais força. “Isso é necessário porque o gás carbônico, que expelimos na expiração, é mais pesado que o oxigênio. Quanto maior a força na liberação dele, mais rapidamente o ar se renova, evitando o cansaço”, explicou.

 

Força para ir até o fim

O trabalho de fortalecimento muscular é muito importante para quem pratica corrida, porque áreas como o abdômen e a coluna lombar sustentam todo o corpo durante a atividade. “Panturrilhas, quadríceps, a parte abdominal e a lombar são muito exigidos na corrida. Eles ajudam na divisão do peso corporal e são ainda mais importantes na subida. Por isso, precisam estar fortes”, finalizou a personal trainer.