Veja a nova ciclofaixa em SP e as alterações viárias

Atualizado em 21 de janeiro de 2011
Mais em

A partir de 23 de janeiro, os ciclistas de São Paulo vão contar com mais 20 km de percurso na Ciclofaixa de Lazer. Na data será inaugurado o trecho que liga o Parque do Povo, no Itaim, ao Parque Villa-Lobos, somando 10 km de percurso em cada sentido. A Ciclofaixa de Lazer funciona todos os domingos, das 7h às 14h.  

O novo trajeto parte do Parque do Povo, passando pela avenida Cidade Jardim, Ponte Cidade Jardim, avenidas dos Tajurás e Lineu de Paula Machado, passagem subterrânea Dr. Eurycledes de Jesus Zerbini, avenida Valdemar Ferreira, praça Vicente Rodrigues, avenida Afrânio Peixoto, rua Alvarenga, Ponte Cidade Universitária, avenida Prof.  Manuel José Chaves, praça Panamericana e avenida Prof. Fonseca Rodrigues, chegando ao Parque Villa Lobos. Confira mapa da nova ciclovia.

O trajeto da Ciclofaixa de Lazer implantado em agosto de 2009 começa no Parque das Bicicletas e segue pelas avenidas Indianópolis e República do Líbano até o Parque do Ibirapuera (Portão 8). De lá, acesso às avenidas Hélio Pellegrino, Brigadeiro Faria Lima, Juscelino Kubitschek e Henrique Chamma até o Parque do Povo. 

Nesta ampliação, a grande novidade da Ciclofaixa de Lazer é o SOS Bike. No Parque do Povo será instalada em uma tenda uma oficina de bikes, onde os usuários poderão fazer, gratuitamente, a manutenção de suas bicicletas. Além disso, sete mecânicos uniformizados estarão pedalando por todo o percurso para auxiliar ciclistas que tenham algum tipo de problema, como pneus furados ou correntes quebradas. 

O percurso está  pintado no solo e terá sinalização vertical, além de faixas para educação e orientação dos motoristas, com o auxílio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que também disponibilizará agentes para monitorar os cruzamentos.

A CET contará com 44 operadores de tráfego, dois gestores e quatro supervisores. Também estarão atuando na Ciclofaixa, 85 monitores da Secretaria Municipal de Esportes. Para a sinalização foram implantadas 309 placas de regulamentação de advertência, 7.824 m² de sinalização horizontal (de solo) e 63 faixas de orientação. Além disso, serão instalados 2 novos semáforos de travessia exclusiva  para ciclistas que só funcionarão aos domingo. Em 4 semáforos já existentes serão instalados focos para ciclistas que só funcionarão aos domingos.

Em razão da implantação da ciclofaixa, serão efetuadas as seguintes alterações no sistema viário:

– Implantação de sinalização delimitando a área destinada para a circulação das bicicletas;
– Alteração da regulamentação de velocidade aos domingos pela manhã nas vias que compõem o percurso para 40 Km/h;
– Proibição de estacionamento conforme tabela abaixo:


– Desativação temporária dos retornos e das conversões à esquerda existentes nas vias abaixo descritas, durante o período de funcionamento da Ciclofaixa, com as respectivas alternativas: