Vanderlei Cordeiro a 15 km da aposentadoria

Atualizado em 17 de dezembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Depois de um ano marcado por lesões que o impediram de lutar por seus principais objetivos, o paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima vai encerrar a carreira profissional após a disputa da São Silvestre, no próximo dia 31 de dezembro.

Ainda na luta para recuperar a boa forma, o atleta, que foi agarrado por um torcedor quando liderava com folga a maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e acabou com a medalha de bronze na disputa, não espera conquistar um grande resultado nos últimos 15 km antes da aposentadoria. A meta de Vanderlei é percorrer o percurso na capital paulista com uma média de 3min30s por quilômetro, o que lhe renderia um tempo final acima dos 50 minutos e o tiraria qualquer chance de lutar por um lugar no pódio.

“Vencer é muito acima da minha expectativa. Meu objetivo na São Silvestre é poder largar e terminar a prova”, disse o atleta após a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. “Não estou buscando resultado. Não importa se vou terminar entre os 50 ou 500 primeiros. O importante é que eu possa chegar ao final. Não estou em condições físicas de buscar uma performance”, declarou o paranaense, que explicou ter escolhido esta disputa para “pendurar o tênis” devido à sua tradição.

“Escolhi essa prova por ela ser a mais importante do calendário do atletismo brasileiro e também por ser a última da temporada. Como estou encerrando a carreira, nada melhor do que ser no último dia do ano, pois é uma maneira de fechar 2008 pensando nos próximos objetivos”, explicou o atleta, que planeja assumir o cargo de dirigente para descobrir novos talentos, e garante que não vai parar de correr.

“[A despedida] vai ser um momento especial, mas não aceito como festa. Até porque, gostaria de correr mais uns 30 anos na ponta. Vou disputar umas corridas de vez em quando, mas sem pressão de resultado nem nada”, revelou.