Vande Velde vence a quarta etapa em Paris-Nice

Atualizado em 11 de março de 2009
Mais em

O norte-americano Christian Vande Velde (Garmin-Slipstream) foi o vencedor da quarta etapa da Paris-Nice, disputada hoje, dia 11, entre Vichy e Saint-Étienne. No entanto, a camisa de líder continua com o francês Sylvain Chavanel (Quick Step), que finalizou o percurso de 173,5 km na 29ª posição.

Em um final de perfil acidentado, com a montanha de Rochetaillée, de terceira categoria e localizada a 6 km da linha de chegada, a corrida teve momentos emocionantes, com um ataque potente de Alberto Contador (Astana), que recuperou a condição de grande favorito depois da fuga realizada por Syalvain Chavanel ontem, dia 10, na segunda etapa, que o fez ficar com mais de um minuto de desvantagem para o francês, que assumiu, dessa forma, a liderança.

Vande Velde realizou uma grande escapada a 20 km da meta, quando deixou a companhia dos outros seis companheiros com quem compartilhou uma fuga iniciada no 67º quilometro do percurso.

Após a etapa, a classificação geral da prova teve grandes mudanças. Embora Chavanel continue líder, sua antiga vantagem de 33s sobre Juan Manuel Gárate (Rabobank) caiu para 6s, e Contador, que estava a 1min3s diminuiu a desvantagem pela metade, ficando a 36s do primeiro colocado.

A quinta etapa, com um percurso de 204 km entre Annonay e Vallon-Pont-d’Arc e sete montanhas, será realizada amanhã, dia 12.
Classificação na etapa:
1) Christian Vandevelde (USA/ Garmin-Slipstream) 4h1min31s
2) Jonathan Hivert (FRA/ Skil) a 14s
3) Mirco Lorenzetto (ITA/ Lampre) m.t.
4) Christophe Moreau (FRA/ Agritubel) m.t.
5) Jens Voigt (ALE/ Saxo Bank) m.t.
29) Sylvain Chavanel (FRA/ Quick Step) a 41s
71) Murilo Fischer (BRA/ Liquigas) a 2min9s

Classificação geral:
1) Sylvain Chavanel (FRA/ Quick Step) 13h31min36s
2) Juan Manuel Gárate (ESP/ Rabobank) a 6s
3) Juan Antonio Flecha (ESP/ Rabobank) a 36s
4) Alberto Contador (ESP/ Astana) m.t
5) Kevin Seeldrayers (BEL/ Quick Step) a 37s
34 Christian Vande Velde (USA/ Garmin-Slipstream) a 3min2s
42) Murilo Fischer (BRA/ Liquigas) a 3min40s