Vamos melhorar o resultado na São Silvestre?

Atualizado em 02 de dezembro de 2010
Mais em

Se você sempre faz tudo igual para correr a tão famosa Corrida de São Silvestre, então está na hora de experimentar uma estratégia diferente. Com ela, você deverá melhorar os resultados. Vamos Mudar?

O treinamento três semanas antes da prova: Diminuindo em volume e mantendo a intensidade.

A Rotina de Sono: Procure dormir mais do que de costume, isso melhorará o seu estado de prontidão para manter-se correndo rápido, por mais tempo.

A Rotina de Alimentação: Mantenha o seu cardápio, sempre lembrando de acrescentar mais batatas, mais macarronada, mais lasanhas e demais alimentos à base de massa, integrais de preferência.

A Rotina de Hidratação: Nesta época, a água e sucos de fruta naturais são as melhores pedidas para hidratar e alimentar suas células, já sobrecarregadas pelas distâncias e tiros que vem realizando.

A Rotina de Comportamento emocional: Objetive em sua mente o que mais deseja que aconteça na prova. Carregue esta mentalização até quinze minutos antes da prova, já na linha de largada, e então pense mais algumas vezes, tentando sentir em seu corpo, o que será na prova, exatamente como pensou durante os treinos e os períodos antes de dormir. Você alcançará seus objetivos.

A Rotina de Exercícios Extras: Procure realizar exercícios de musculação, ao mesmo tempo em que deixa, progressivamente, de realizar as subidas. O seu corpo terá que administrar o estresse causado pelo esforço e permitir a recuperação, além de conduzi-lo ao ponto em que mais deseja chegar; mais na frente, no melhor tempo e demais resultados.

O dia da Prova

Como proceder com a hidratação, alimentação e descanso. Beba bastante líquido, de meia em meia hora, alimente-se com alimentos à base de carboidratos, sem molhos e carnes vermelhas. Dê preferência aos peixes, feitos em casa, e frango assado. Descanse e não pense em coisas difíceis ou impossíveis; deixe o pensamento vagar nos ideais, as melhores marcas e nas melhores sensações de conforto enquanto estiver correndo.

O seu uniforme é seu co-piloto, cuide muito bem dele. Camiseta leve, shorts confortável e sem costuras ásperas são dois dos mais importantes implementos para correr. O seu calçado deve vestir seu pé, como um parceiro e não um inimigo. Boné, caso esteja sol, óculos de sol (verdadeiros) e protetor solar.

Que horas Chegar: pelo menos uma hora antes do inicio.

Qual o seu melhor posicionamento para largar: No local onde estiver o público que corre na sua velocidade.

Conduta durante o primeiro terço da prova: Correr mais devagar

Conduta durante o segundo terço da prova: Aumentar mais um pouco a velocidade, lembrando que ainda falta bastante para você afundar o pé no acelerador.

Conduta durante o terceiro terço da prova: Corra como nunca. Aproveite o seu melhor estado para esta prova.

Aquecimento é necessário: Sim, porém, se for correr dez minutos mais lentamente, o alongamento no local da largada será o suficiente.

Olhe bem para o chão: Os buracos, tartarugas e lixo, podem se tornar inimigos número um.

Não se assuste com os outros competidores: Deixe que corram mais do que podem, depois irá buscá-los.

As partes mais desanimadoras podem se tornar um pretexto para você ouvir música ou conversar com amigos, e aí elas passam e você nem percebeu. Se estiver cansado pela subida que está passando, procure se concentrar em coisas e pensamentos mais divertidos, que logo passa.

Você utilizará mais força na subida da Av. Brigadeiro Luis Antonio tanto quanto você impuser força na descida da Rua da Consolação. Se sair mais forte, terá mais trabalho na subida, porém, se largar mais lentamente, terá mais disposição nesta parte da prova.

Boa prova.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.