Valverde vence Liège e entra na história

Atualizado em 24 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

O espanhol Alejandro Valverde (Illes Balears) venceu a Liège-Bastogne-Liège neste domingo (23/4) e entrou na história do ciclismo. Valverde é o primeiro espanhol a vencer a mais antiga das clássicas. Com a vitória, o ciclista ainda assumiu a liderança do ranking UCI Pro Tour, desbancando o belga Tom Boonen (Quick Step), até então líder absoluto da classificação. Agora, Valverde soma 136 pontos, sete a mais do que o belga, relegado à segunda colocação.

Depois de ter conquistado a Flèche-Wallonne na última quarta-feira, Valverde mostrou força e contou com ótimo trabalho de equipe para levar mais um título na carreira. Ele terminou os 260 quilômetros em 6h21min32s, seguido de perto pelos italianos Paolo Bettini (Quick Step) e Damiano Cunego (Lampre). A dobradinha Flèche/Liège ainda colocou Valverde entre poucos que conseguiram conquistar as duas clássicas em seguida: Ferdi Kubler (SUI), Stan Ockers (BEL), Eddy Merckx (BEL) e dos italianos Moreno Argentin e Davide Rebellin

O vencedor contou com a preciosa ajuda do compatriota e companheiro de equipe, Joaquín Rodríguez, que atacou a 31 quilômetros da chegada. Quando o ataque foi neutralizado pelos perseguidores, o holandês Michael Boogerd acelerou e foi seguido por Rodríguez. A dupla liderou por 22 quilômetros. Mais atrás, Valverde controlava a distância em relação aos líderes dentro do grupo de escapados. Depois que a fuga foi neutralizada, o espanhol mostrou o que todos esperavam: foi o mais forte no sprint final. Agora, Valverde entra em preparação para o Tour de France.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – Liège-Bastogne-Liège:
1- Alejandro Valverde (ESP) Illes Balears – 6h21min32s
2- Paolo Bettini (ITA) Quick Step – m.t.
3- Damiano Cunego (ITA) Lampre – m.t.
4- Patrick Sinkewitz (ALE) T-Mobile – m.t.
5- Michael Boogerd (HOL) Rabobank – m.t.
6- Miguel A. M. Perdiguero (ESP) Phonak – m.t.
7- Franck Schleck (LUX) CSC – m.t.
8- Chris Horner (EUA) Davitamon – m.t.
9- Danilo Di Luca (ITA) Rabobank – +4s
10- Ivan Basso (ITA) CSC – +7s