Valverde vence 1ª etapa da Volta ao País Basco

Atualizado em 03 de abril de 2006
Mais em

POR LEANDRO BITTAR

A primeira das oito etapas da Volta ao País Basco – um percurso de 130 km com saída e chegada em Irún – terminou em um sprint disputadíssimo entre dois dos grandes ciclistas espanhóis da atualidade. Quem levou a melhor foi Alejandro Valverde (Illes Balears) que superou por um “pneu” de diferença o sprinter Óscar Freire (Rabobank). O vencedor só foi declarado após uma consulta ao foto finish (Veja foto aqui).

“Foi muito emocionante vencer uma prova derrotando Freire”, afirmou Valverde após a prova. Já o segundo colocado pediu para conferir na tela a derrota. “Já perdi e já venci nessas situações”, diz Freire. Mais de quarenta corredores incluindo Oscar Freire e Alejandro Valverde chegaram juntos ao final da etapa. Miguel Angel Perdiguero (Phonak) foi o primeiro a atacar, seguido por Freire e Valverde que se destacam em um bonito duelo que finalmente é ganho por Valverde.

A competição continua nesta terça, com uma etapa de 155 km entre Irún e Segura. Valverde se mostrou animado para o resto da disputa e destaca a próxima etapa como essencial para um bom resultado. “Um bom começo de Volta pode ajudar muito, mas a decisão mesmo deve ser no CRI da última etapa, em Zalla”, afirma o ciclista.

Classificação – 1ª Etapa da Volta ao País Basco

1- Alejandro Valverde (ESP) Illes Ballears – 03h22min27s
2- Oscar Freire (ESP) Rabobank – m.t.
3-, Davide Rebellin (ITA) Gerosteiner – m.t.
4- Miguel Angelo Perdiguero (ESP) Phonak – m.t.
5- Frank Schleck (LUX) CSC – m.t.
6- Christopher Horner (EUA) Discovery – m.t.
7- Ruggero Marzoli (ITA) Lampre – m.t.
8- Yon Bru (ESP) Kaiku – m.t.
9- Aitor Osa (ESP) Liberty – m.t.
10- Ricardo Serrano (ESP) Kaiku – m.t.