Valverde é campeão da Liège–Bastogne–Liège

Atualizado em 28 de abril de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O espanhol Alejandro Valverde venceu neste domingo, dia 27 de abril, a 94ª Liège–Bastogne–Liège. O ciclista da equipe Caisse d’Epargne já havia sido campeão da tradicional prova belga em 2006 e ficou com o segundo lugar de 2007.

“Essa vitória me deixou mais feliz do que a de dois anos atrás”, garantiu após a conquista.

O espanhol completou o trajeto de 261 km e 12 montanhas em 6h44min04s e venceu o italiano Davide Rebellin (Gerolsteiner) e o luxemburguês Frank Schleck (Team CSC) no sprint.

A fuga mais larga do dia foi protagonizada pelos ciclistas Markus Fothen (Gerolsteiner), Tom Stubbe (Française des Jeux), Pierre Rolland (Crédit Agricole), Pavel Brutt (Tinkoff) e David Kopp (Collstrop), que chegaram a abrir uma vantagem de 11m30s, mas foram neutralizados pelo bom trabalho no pelotão das equipes High Road, Silence-Lotto, Caísse d’Epargne e Lampre.

A 31 km da linha de chegada, o italiano Paolo Bettini tentou escapar do grupo principal, mas sua ação durou pouco. Neste momento, os favoritos ao título mostravam-se muito atentos aos principais rivais, e Valverde marcava de perto Damiano Cunego (Lampre), atual líder do ranking UCI Protour e maior “pedra no sapato” do espanhol em 2008.

Nos últimos 10 km, os irmãos Schleck, Andy e Franck, de Luxemburgo, o italiano Davide Rebellin e o espanhol Alejandro Valverde abriram 31s sobre um segundo grupo formado por Cadel Evans e Cunego. Andy tentou um primeiro ataque na subida do San Nicolas, mas foi alcançado pelos três atletas que integravam o primeiro bloco e não teve pernas para manter-se na frente. Após isso, Valverde apenas esperou o último quilômetro para dar o golpe final, em um largo sprnt, e ficar com a vitória.

Classificação da prova
1 – Alejandro Valverde Belmonte (ESP/Caisse d’Epargne) 6h44m04s
2 – Davide Rebellin (ITA/Gerolsteiner) m.t.
3 – Frank Schleck (LUX/Team CSC) m.t.
4 – Andy Schleck (LUX/Team CSC) a 30s
5 – Christian Pfannberger (AUT/Barloworld) a 40s
6 – Thomas Dekker (HOL/Rabobank) m.t.
7 – Cadel Evans (AUS/Silence – Lotto) m.t.
8 – Joaquim Rodriguez (ESP/Caisse d’Epargne) m.t.
9 – Paolo Bettini (ITA/Quick Step) a 1m03s
10 – Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) m.t.