Valmir Nunes vai correr os 246 km na Grécia

Atualizado em 25 de setembro de 2008
Mais em

O santista Valmir Nunes vai refazer o trajeto feito pelo soldado Feidípides entre Esparta e Atenas, no ano 490 a.C., quando o grego foi buscar reforços para combater os invasores durante a guerra entre seu povo e os persas. O atleta brasileiro vai correr os 246 quilômetros da Spartathlon, prova considerada uma das mais difíceis do mundo, nos dias 26 e 27 de setembro.

O percurso é longo e complicado, pois há subidas, descidas e trechos planos. Os corredores partem de Atenas, passam por Corinto, Nemea, Le Yrkia, Nestani e Tegea e finalizam o trajeto em Esparta. Mas para participar de uma competição como essa, é preciso ter o currículo de corredor previamente aprovado. Mesmo assim é um desafio para os mais preparados e experientes no esporte. “A prova é muito complicada por apresentar muitas subidas, descidas e diferentes temperaturas durante todo o tempo da competição, mas, para mim, essa é, sem dúvida, a melhor prova do mundo”, disse Valmir.

Valmir Nunes já venceu a 19ª edição da Spartathlon, em 2001, com o tempo de 23h18min. Ficou com a prata em 2003 e, em 2007, garantiu o bronze, mesmo com fortes dores no tendão. Na ocasião, ele foi único latino-americano a ficar entre 20 primeiros colocados. Agora, recuperado da cirurgia no tendão, Valmir vai em busca do bicampeonato.