Vai começar o Mundial

Atualizado em 11 de agosto de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Entre os dias 15 e 23 de agosto, os olhos do mundo estarão voltados para a Alemanha, onde será realizado o Campeonato Mundial de Atletismo. O Estádio Olímpico de Berlim será o palco principal da competição, que terá 47 modalidades e receberá cerca de 2.500 atletas de 213 nações diferentes.

Organizada pela Associação Internacional de Atletismo (IAAF), o evento foi realizado pela primeira vez em Helsinque, na Finlândia, em 1983. A ideia inicial era que a disputa ocorresse a cada quatro anos, mas, a partir de 1991, ela passou a acontecer de dois em dois, sempre nas temporadas posteriores e anteriores aos Jogos Olímpicos.

As estrelas
As disputas dos 100 e 200 metros rasos serão um dos momentos mais aguardados deste Campeonato Mundial. Nelas, estará em ação Usain Bolt, que promete tentar baixar seus próprios recordes nas duas provas mais rápidas da competição.

Mas em Berlim o jamaicano não terá a mesma facilidade que encontrou nos Jogos de Pequim, quando “brincou de correr” e desbancou todos os rivais. Isto porque, Tyson Gay, atual campeão mundial nos 100m e 200m, também estará na Alemanha. O norte-americano está confiante para defender os dois títulos, e tem a seu favor ter conseguido marcas melhores que Bolt este ano.

Outra estrela que promete brilhar é a russa Yelena Isinbaeva. A bicampeã mundial no salto com vara é a grande favorita de sua prova, e não deve ter dificuldades para conquistar a terceira medalha de ouro consecutiva na competição.

Nas pistas, quem deve reinar com tranquilidade é o etíope Kenenisa Bekele. Tricampeão mundial nos 10.000 metros e medalhista de ouro nos 10.000m e 5.000m dos Jogos de Pequim, ele é o favorito para vencer novamente estas provas.

A mais clássica
A maratona no Campeonato Mundial de Berlim terá algumas novidades. Além de ser disputada em um circuido de 10 km, no qual os atletas darão quatro voltas e poderão ter um contato maior com o público, a prova pela primeira vez na história da competição não terminará dentro do Estádio Olímpico (como acontece também nas Olimpíadas). O final dos 42.195 metros este ano será no Portão de Brandemburgo, um dos pontos turísticos da capital alemã.

A prova masculina não contará com o etíope Haile Gebrselassie e o queniano Samuel Wanjiru, os melhores maratonistas da atualidade. O percurso plano deve favorecer os mais velozes. Entre os favoritos para a medalha de ouro, estão o marroquino Jaouad Gharib, prata em Pequim, os etíopes Tsegay Kebede, bronze no Jogos da China, e Deriba Merga, atual campeão da Maratona de Boston, e o queniano Kibet Luke, atual campeão mundial.

Mesmo com a ausência da alemã Irina Mikitenko, principal maratonista das duas últimas temporadas, que desistiu da competição porque não conseguiu se preparar adequadamente devido à morte de seu pai, a disputa feminina também promete ser emocionante. Recuperada de lesão, a inglesa Paula Radcliffe, recordista nos 42 km, quer recuperar o título mundial, mas terá pela frente a musa norte-americana Kara Goucher, que busca seu primeiro triunfo na maratona e recentemente venceu a Meia-maratona de Chicago com um tempo melhor do que o do primeiro homem a cruzar a linha de chegada.

Sonho dourado
Com uma delegação formada por 45 atletas, o Brasil tenta conquistar sua primeira medalha de ouro na história do Campeonato Mundial. Os mais cotados para isso são a saltadora em distância Maurren Maggi, medalhista de ouro na última Olimpíada, e o triplista Jadel Gregório, medalha de prata no mundial de Osaka, em 2007, e único brasileiro a subir no pódio na competição japonesa.

Na maratona, o percurso plano não se encaixa no perfil de Marilson Gomes dos Santos, mas o corredor tem experiência e talento para lutar por um lugar no pódio caso a prova não tenha um ritmo tão forte. Os outros representantes do País na prova serão José Teles, único brasileiro a completar a última maratona olímpica, e Adriano Bastos. Maria Zeferina Baldaia e Adriana Aparecida da Silva são as mulheres que disputarão os 42 km.

Confira o calendário completo da competição (em inglês).