Vá de Bicicleta! Conheça o novo Circuito Pedalar

Atualizado em 13 de julho de 2011
Mais em

Existem poucas causas unânimes do mundo, e uma delas sem dúvida é a campanha, hoje global, para incentivo do uso da bicicleta como forma de lazer e transporte. São inúmeras iniciativas mundo afora, encabeçadas por personalidades das mais diversas áreas, como o músico David Byrne, fundador da banda Talking Heads, que está no Brasil para divulgar seu livro “Diário de Bicicletas”, justamente sobre esse tema. Byrne fez uma apresentação de sucesso na famosa Festa Literária Internacional de Paraty, neste domingo (10/7).

A causa dos cicloativistas é valiosa. Pedalar ajuda o meio ambiente e nas questões relacionadas ao trânsito, cada vez mais inviável nas grandes cidades, mas também aumenta a interação social, combate o estresse, melhora a saúde e o condicionamento físico. E pedalar é uma atividade com pouquíssimas restrições. Razões pelas quais a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso da bicicleta como uma das alternativas para melhorar a saúde pública.  

Um dos primeiros passos na maior conscientização da bicicleta é propiciar oportunidades para vivenciá-la em harmonia com o espaço urbano e também de maneira divertida, como forma de lazer entre amigos e família.

Uma recente iniciativa nesse sentido é a criação do Circuito Pedalar, que terá início este ano em São Paulo e no Rio de Janeiro, e para o qual os organizadores esperam reunir cerca de 10 mil ciclistas nos dois passeios, que são voltados para todos os adeptos da bike. A ideia do projeto é fomentar o uso da bicicleta como forma de lazer e também transporte urbano.

Em São Paulo, o passeio de 10 km está agendado para o dia 12 de agosto, na região central e no Rio de Janeiro para o dia 4 de setembro, na mesma distância, no Aterro do Flamengo.

As ações relacionadas ao Circuito Pedalar serão pensadas para educar e incentivar a adoção de atitudes sustentáveis envolvendo a bike. Os organizadores também realização a neutralização de carbono em decorrência dos eventos, com apoio ao projeto “Eu Pedalo, Eu Reciclo”, que busca reciclar pneus de bicicletas. Parte da receita proveniente do Circuito será destinada às ações do WWF – World Wide Foundation.

A inscrição para os eventos é gratuita, porém, para os ciclistas que quiserem adquirir o kit do evento há uma taxa referente ao valor deste kit (R$ 20,00 até o dia 24/7 para o evento em São Paulo e até o dia 7/8 para o Rio. Após essas datas, o valor será de R$ 25,00). O kit é composto de camiseta de poliamida, sacolinha de treino, medalha (pós-evento) e Revista Vo2, e pode ser visualizado no site oficial do evento.

Benefícios coletivos e individuais – De acordo com dados de ambientalistas, ao deixar o carro em casa uma pessoa sozinha deixa de lançar somente em um dia cerca de 6 quilos de gás carbônico a cada 30 quilômetros, distância média percorrida pelos motoristas em grandes cidades. Em um ano, uma pessoa livraria a atmosfera de quase 2 toneladas de gás carbônico.

Números como esse, aliados aos irrefutáveis benefícios sociais e para a saúde humana, tornam a bicicleta uma tendência mundial.  Atualmente, estima-se que mais de 24 milhões de pessoas em todo o mundo pedalem diariamente, sendo que 53% usam a bike como meio de transporte principal.

Essa tendência de crescimento no número de adeptos é observada mesmo em cidades nada amigáveis para os ciclistas, como São Paulo. Há dados que mostram que na capital paulista o número de ciclistas urbanos dobrou nos últimos cinco anos.

Saiba mais sobre o Circuito Pedalar no site www.circuitopedalar.com.br e na página no Facebook.