UWCT: o novo Campeonato Mundial Másters

Atualizado em 12 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A UCI (União Ciclística Internacional) vai lançar um novo calendário mundial para os ciclistas máster, que serão coroados com o título mundial por idades.

UCI World Cycling Tour (UWCT) reúne uma série de provas – todas aprovadas pela UCI – que irão acontecer ao redor do mundo. O evento será composto por um total de 15 competições (todas classificatórias), antes da grande final do UWCT.

Aqueles presentes entre os 10% dos melhores resultados, em cada faixa etária, estarão aptos a participar da prova final, em busca da tão desejada camisa arco-íris.

A brasileira Andrea Marcellini Mendonça, coordenadora do Ciclismo para Todos, Máster e Desenvolvimento Sustentável – todos da UCI-, falou sobre a importância do evento. O que pode abrir as portas para que uma das etapas aconteça no País.

“Se formos ver o ciclismo como uma pirâmide de provas, os profissionais estão no lugar mais alto, mas é um grupo pequeno. Todos que vem depois fazem parte dos amantes e apaixonados por ciclismo. Eles fazem parte da família UCI e está na hora de terem essa oportunidade.”

Outro objetivo desta nova iniciativa é contribuir para a promoção internacional dos eventos do “Ciclismo para Todos” da UCI. Todas as corridas no calendário UWCT devem atender critérios restritos na parte de organização e esportes, além de fornecer algum benefício turístico.

Com a divulgação do UWCT diversas regiões já se prontificaram a organizar eventos de ciclismo que possam atrair ciclistas de alto nível ao redor do mundo.