USP e Unifesp realizarão estudo com corredores

Atualizado em 17 de julho de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Uma equipe multidisciplinar formada por alunos e professores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) irá realizar uma pesquisa para avaliar o perfil dos corredores de longa distância e as alterações imunológicas, bioquímicas e cardiovasculares provocadas pela prática do exercício.

O estudo será feito com cerca de 100 pessoas do sexo masculino, com idade entre 20 e 65 anos, que participarão da categoria Individual da prova Mizuno 10 Milhas (16 km), no próximo dia 2 de agosto, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo.

Os atletas que se candidatarem vão passar por testes de eletrocardiograma e ergoespirométrico para saber se estão aptos a praticar a atividade física e participar do estudo. Antes da competição, eles também farão uma coleta de sangue, para exames bioquímicos e genéticos, e de mucosas. Após a corrida e 48 horas depois do evento, outras duas coletas de sangue e mucosa serão realizadas.

“Essas avaliações vão permitir avaliar como é o organismo dos atletas antes e depois da corrida, e qual é a evolução 48 horas após o exercício”, explicou Ana Paula Rennó Sierra, umas das pesquisadoras envolvidas no estudo. “Esta avaliação vai ajudar no futuro a prevenir doenças cardiovasculares, e também acabar com certos mitos sobre as provas de longas distâncias. Além disso, os avaliados poderão fazer um check-up completo com médicos de hospitais de referência, e ter parâmetros mais fidedignos para seus treinamentos”, completou Ana.

Se você estiver inscrito para a Mizuno 10 Milhas e quiser participar da seleção do estudo, escreva para pesquisausp10milhas@esferabr.com.br.